70 parques de SP retomam horário normal para dias úteis
Ainda não há previsão para reabertura dos demais 38 parques e funcionamento em feriados e fim de semana
O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 21, a retomada dos horários tradicionais de funcionamento dos 70 parques municipais abertos durante os dias úteis. A medida passa na valer nesta segunda-feira, 24, não abarca feriados e fins de semana, para evitar possíveis aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus. Os demais 38 parques ainda não têm data de retomada.
O prefeito chegou a citar que o Parque Ibirapuera chegava a reunir até 100 mil pessoas nos fins de semana. "Ainda não é o momento de liberar nos fins de semana", disse em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. "A pandemia permanece na cidade de São Paulo apesar da flexibilização", ressaltou.
O Ibirapuera, na zona sul, por exemplo, funcionará das 6 horas à meia-noite, enquanto o Parque do Povo, também na região sul, permanecerá aberto das 6 horas às 22 horas. A maioria dos parques receberão os frequentadores entre as 6 horas e as 18 horas.
Ao todo, são 59 parques urbanos e lineares (que ficam nas margens de cursos d'água), cinco parques naturais e seis áreas de preservação. Os parques do Ibirapuera, na zona sul, e do Carmo, na zona leste, funcionarão entre as 6 horas e as 16 horas. Já os demais 57 parques urbanos e lineares abrirão entre as 10 horas e as 16 horas, cuja lista inclui os parques Buenos Aires e Jardim da Luz, no centro expandido, e Aclimação, na zona sul.
No caso dos Parques Naturais Municipais (PNMs), a visitação ocorrerá uma vez por semana, com agendamento. A distribuição é da seguinte forma: Jaceguava (segunda-feira), Itaim (terça-feira), Fazenda do Carmo (terça-feira), Varginha (quarta-feira) e Bororé (quinta-feira).
A flexibilização ainda abrange seis áreas de preservação, que receberão apenas visitas agendadas e para "fins de pesquisa". São elas: Cratera de Colônia, Reserva do Morumbi, Quississana, Ecológico de Campo Cerrado Alfred Ústeri, Savoy City e Altos da Baronesa. Dentre os parques que seguem fechados, estão o Trianon e o Mário Covas, na Avenida Paulista, e a Casa Modernista, na zona sul.
A decisão não abrange o programa Ruas Abertas, que inclui a Paulista Aberta, e o Parque Minhocão. Dos 70 parques municipais reabertos na capital paulista, foram realizadas marcações de distanciamento nos gramados do Ibirapuera, do Povo, do Burle Marx, também na zona sul, e do Carmo, na zona leste. A proposta é criar "bolhas" de convivência para indivíduos e pequenos grupos e, assim, evitar aglomerações e contato com pessoas de outros círculos sociais.
Veja lista dos parques reabertos:
Jardim da Luz;
Aclimação;
Independência:
Buenos Aires:
Ibirapuera;
Cemucam;
Alfredo Volpi;
Carmo;
Piqueri;
Vila dos Remédios;
Anhanguera;
São Domingos;
Raposo Tavares;
Lions Clube Tucuruvi;
Raul Seixas;
Santa Amélia;
Burle Marx;
Eucaliptos;
Chácara das Flores;
Tiquatira - Eng. Werner Zulauf;
Ipiranguinha;
Trote;
Parelheiros;
Povo - Mario Pimenta Camargo;
Vila Prudente - Ecológico Prof. Lydia Natalízio Diogo;
Rapadura;
Itaim;
Fogo;
São José;
Sapé;
Água Vermelha;
Aricanduva:
Vila do Rodeio:
Consciência Negra:
Jardim Sapopemba;
Sena:
Ten. Brig. Faria Lima:
Juliana de Carvalho Torres - Cohab Raposo Tavares;
Zilda Arns;
Lajeado - Izaura Pereira Franzolin;
Canivete;
M'Boi Mirim;
Barragem de Guarapiranga;
Ciência;
Mongaguá;
Rio Verde;
Ribeirão Caulim;
Ribeirão Cocaia;
Cantinho do Céu;
Sete Campos;
Jardim Prainha;
Guabirobeira - Mombaça;
Jardim da Conquista;
Ribeirão Oratório;
Sapopemba (Aterro);
Feitiço da Vila;
Chácara do Jockey;
Jardim das Perdizes;
Parque Nair Bello (que será entregue nos próximos dias);
PNMs Jaceguava;
Itaim;
Fazenda do Carmo;
Varginha;
Bororé;
PNM Cratera de Colônia;
Reserva do Morumbi;
Quississana;
Ecológico de Campo Cerrado Alfred Ústeri;
Savoy City;
Altos da Baronesa.