Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A moda de Jheni, de Santa Cecília, em SP, para Londres

Moradora do centro da capital, ela cria as peças com tecidos de descartes e acredita que reciclagem é uma 'riqueza'

24 jul 2022 - 05h11
Compartilhar
Exibir comentários

É do quarto de um apartamento que divide com as amigas em Santa Cecília, que Jheniffer Ferreira, mais conhecida como Jheni, de 28 anos, dá vida a roupas que já vestiram famosos como Pabllo Vittar, Luísa Sonza e Manu Gavassi. É lá também que ela constrói a coleção que desfilará na Fashion Week de Londres.

A matéria-prima para as peças provocadoras vem de dead stock - tecidos ou peças de descarte - e brechós da região central da cidade, área marcada por grandes prédios e desigualdade gritante, que agora ela quer levar às passarelas inglesas.

Para uma artista independente, que iniciou sua marca, a SSJHENI, durante a pandemia, natural de Cândido Mota, no interior paulista, o convite foi uma grande surpresa. "Você pode ler de novo pra mim? Eu acho que não é verdade", lembra Jheni de ter perguntado a uma amiga.

"Se tudo sair como planejado minha marca vai ser reconhecida internacionalmente. Uma garota de uma cidade de 20 mil habitantes… É quase surreal", diz. Agora, com uma vaquinha (coleta) e a busca de marcas parceiras, ela reúne dinheiro para tirar o desfile do papel. A Semana de Moda de Londres vai ocorrer entre 16 e 20 de setembro.

No fim de 2020, Jheni criou seu primeiro vestido. Um vídeo no Instagram despertou o interesse por ela. Na rede social, já conta com mais de 22 mil seguidores, com quem compartilha a rotina de garimpeira de brechós e também dá dicas de costura. "Mostro que reciclar material é uma riqueza muito grande."

Para ajudar Jheni a construir a coleção e ir a Londres, é possível fazer doações pela plataforma de financiamento coletivo Catarse no link.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade