Ação da prefeitura multa 5 bares em Botafogo por ocupação irregular das calçadas
Local é point agitado do bairro da Zona Sul carioca, com a presença de muitos jovens frequentadores dos bares de quarta a sábado
A Secretaria de Ordem Pública realizou uma operação em Botafogo, Rio de Janeiro, para coibir irregularidades em bares, como som alto, mesas nas calçadas e infrações de trânsito, aplicando multas e apreendendo materiais.
Quem circulava à noite pelas ruas Arnaldo Quintela, Fernandes Guimarães, Rodrigo de Brito e Oliveira Fausto, em Botafogo, notou a forte presença de agentes da fiscalização da Secretaria de Ordem Pública (Seop).
Alguns carros da secretaria interrompiam o trânsito e os servidores olhavam atentamente aos acontecimentos em uma das ruas mais animadas de Botafogo, com a presença de muitos jovens nos arredores dos inúmeros bares que compõem a região. O objetivo era coibir irregularidades de som acima do permitido e do horário estabelecido, além da ocupação irregular das calçadas e ruas, seja por mesas e cadeiras ou por outras estruturas.
"Os bares e restaurantes são muito importantes para a economia da cidade, porém, todas as vezes que os comerciantes se mostrarem incapazes de respeitarem as regras municipais por conta própria, o poder público vai atuar de maneira firme. Seguiremos com as ações de ocupação e ordenamento na Rua Arnaldo Quintela e adjacências para que os bares sigam funcionando com respeito às regras e aos moradores da região", declarou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Ao todo, no último final de semana, cinco multas foram aplicadas por 'perturbação do sossego' e uso ilegal de mesas e cadeiras. Na Rua Fernandes Guimarães, o 'Seu Rufino' e o 'Tão Longe Tão Perto' foram obrigados a desocupar as calçadas. Também foram apreendidas três caixas de som e houve o descarte de cinco bases de concreto usadas para guardar lugar ilegalmente nas ruas. As operações também registraram 93 infrações de trânsito, e dois veículos foram removidos por estacionamento irregular.