Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Acre e Rondônia sofrem apagão e ficam sem energia elétrica

Problema foi causado por um “evento externo no Sistema Interligado Nacional”

22 ago 2024 - 18h32
(atualizado às 23h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre
Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre
Foto: Divulgação/Governo do Acre / Estadão

Acre e Rondônia sofreram um “apagão” do fornecimento de energia elétrica na tarde desta quinta-feira, 22, iniciado às 16h47. Ambos os Estados são abastecidos pela concessionária Energisa, que explicou que o problema foi causado por um “evento externo no Sistema Interligado Nacional”. 

Segundo a empresa, o incidente afetou cerca de 218 mil unidades consumidoras no Acre e aproximadamente 572 mil em Rondônia.

Em nota enviada ao Terra pela Energisa, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que “houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN”. A entidade ainda aguarda informações para analisar a causa.

Ainda de acordo com o comunicado, agentes deram início ao trabalho de recomposição do sistema às 17h10. O processo continua em andamento,”já tendo sido recomposto 50 MW de cargas” até às 18h01.

Além de Acre e Rondônia, a Energisa atua em partes de Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná e São Paulo

Veja o comunicado da ONS

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que, às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). Os dados foram obtidos através de sistema de supervisão do ONS. Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN. 

A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná. O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento do envio desta nota (18h01).

O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível”.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade