PUBLICIDADE

Anac suspende limite de voos semanais no Aeroporto de Guarulhos

Voos comerciais acima do limite de 2.714 frequências semanais tinham sido proibidos por preocupação com segurança nos pátios das aeronaves

23 jun 2024 - 19h12
Compartilhar
Exibir comentários

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, já pode voltar a realizar voos comerciais regulares acima do limite de 2.714 frequências semanais. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia suspendido voos acima deste limite por preocupações com a segurança nos pátios das aeronaves, em especial nas operações noturnas e em períodos de chuva. Nesta sexta-feira, 21, o limite foi descontinuado em uma publicação no Diário Oficial da União.

Frequência consiste no número semanal de voos de ida e volta estabelecido em acordo entre a operadora e a agência. O limite constava em uma medida cautelar devido a problemas encontrados em fiscalizações anteriores no aeroporto, como falhas de manutenção na sinalização horizontal nos pátios de aeronaves, que dificultava a visualização de pilotos durante voos noturnos e sob chuva, além de falhas na manutenção dos circuitos da sinalização luminosa, na sinalização horizontal e nas supervisões de operações no pátio.

Segundo o GRU Airport, o limite, imposto no começo do mês, não alterou a frequência de voos do aeroporto, que já ficava abaixo de 2.714 semanais, mas há intenção da concessionária de ampliar a quantidade de voos.

A medida cautelar dava um prazo de 60 dias para a concessionária realizar os ajustes solicitados. Após o período, caso as soluções não fossem apresentadas, a agência reguladora aplicaria a redução de 5% nos limites de frequência estabelecidos.

A razão para liberação do aeroporto foi a demonstração da concessionária do cumprimento das exigências dispostas pela cautelar com melhorias para o funcionamento do terminal, informou a Anac.

Aeroporto Internacional de Guarulhos foi autorizado a voltar com voos comerciais acima do limite de 2.714 frequências semanais
Aeroporto Internacional de Guarulhos foi autorizado a voltar com voos comerciais acima do limite de 2.714 frequências semanais
Foto: Werther Santana/Estadao / Estadão

Entre as melhorias já cumpridas e em andamento, estão reparos no sistema de pátio e taxiamento, aprimoramento da sinalização horizontal e reparos nos pavimentos.

Outras ações planejadas são:

  • aumento na quantidade de fiscais de pátio no aeroporto;
  • aquisição de veículos e equipamentos de sinalização;
  • novas luminárias LED para o balizamento;
  • treinamento adicional para condutores e pessoal de solo.

"As correções em curso reforçarão a segurança e a eficiência para as operações do maior aeroporto brasileiro. A Anac ainda enfatiza o seu compromisso com a qualidade dos serviços da aviação civil brasileira, monitorando a funcionalidade e segurança tanto na infraestrutura oferecida quanto nos serviços prestados pelo setor", diz a agência reguladora.

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, reforça que "vem executando o plano de ação acordado com o órgão para melhorias na infraestrutura".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade