Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

AO VIVO: Saiba como será a identificação dos corpos após queda de avião; siga as últimas notícias

Aeronave ia de Cascavel, no Paraná, rumo ao Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo e levava 61 pessoas a bordo; não há sobreviventes

9 ago 2024 - 16h02
(atualizado em 10/8/2024 às 18h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma aeronave com 62 pessoas a bordo caiu no início da tarde desta sexta-feira, 9, em Vinhedo, no interior paulista. O acidente, com um avião que pertencia à Voepass Linhas Aéreas e saiu de Cascavel, no interior do Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, aconteceu em uma área residencial.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (Podemos), informou na tarde desta sexta-feira que não há sobreviventes. Este é o acidente aéreo com o maior número de vítimas em solo brasileiro desde o acidente com um avião da TAM, em 2007, que deixou 199 mortos.

O avião levava 58 passageiros e quatro tripulantes. Na sexta-feira, a companhia aérea Voepass havia informado que 61 pessoas estavam no avião, mas retificou a informação na manhã de sábado, informando que o nome de um dos passageiros não apareceu inicialmente na lista "por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding e contagem de passageiros embarcados".

01h32 Empresários do Ceará estão entre vítimas do acidente aéreo em Vinhedo; grupo participou de convenção

Quatro empresários cearenses estão entre os 61 mortos no acidente com o avião da Voepass em Vinhedo, nesta sexta-feira, 9. Regiclaudio Freitas, Wlisses Dutra, Raphael Bohne e Thiago Almeida Paula estavam no Paraná para participar de uma convenção sobre materiais de construção como pias, válvulas e lixeiras. O evento aconteceu na quinta-feira, 8, em Ampére.

O município fica a cerca de 130 quilômetros de Cascavel, onde o grupo embarcou no voo da Voepass rumo a Guarulhos.

23h23 Saiba como será feita a identificação dos corpos

O Instituto Médico Legal (IML) Central de São Paulo, no bairro de Cerqueira Cesar (região central) , será fechado para um trabalho exclusivo às vítimas do acidente, segundo informou nesta sexta-feira. As demais ocorrências da capital serão distribuídas para outras unidades do IML. Os três primeiros corpos das 61 vítimas já foram retirados do local do acidente.

Para auxiliar na identificação dos corpos, as famílias precisam apresentar na sede do IML Central qualquer exame ou documentação médica das vítimas, como exames radiológicos, médicos ou odontológicos. Qualquer tratamento odontológico, como canal, implante, próteses, panorâmica, aparelho ortodôntico, assim como qualquer tratamento médico para próteses, como pino, placa, fratura, parafuso, ajudam no processo, informa o IML. Isso ocorre porque, para a identificação, é necessário ter algum elemento para comparar com os corpos.

O IML conta com mais de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. Cinco equipes estão sendo enviadas para Vinhedo para auxiliar no recolhimento dos corpos. Para ajudar na identificação está sendo recolhido também no Paraná.

22h40 Avião caiu em jardim cercado por várias casas

O condomínio Residencial Recanto Flórido, onde caiu o avião da Voepass, está em um bairro Capela, área rural mais afastada do centro de Vinhedo, no interior de São Paulo. O local mais próximo dos acessos para rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera. A queda da aeronave não atingiu nenhum imóvel, mas foi em uma área cercada de casas.

A região é residencial, com muitas casas, áreas verdes e quase nenhuma via plana. Parte dos terrenos que ficam em volta do condomínio abrigam chácaras, alguma com quadras de futebol e até piscinas com tobogã.

O local está a 95 quilômetros do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, destino final do voo que havia partido de Cascavel.

22h33 Avião estava em boas condições, dizem diretores da VoePass

Em uma entrevista coletiva em um hotel em Ribeirão Preto, o CEO da Voepass, Eduardo Busch, e o diretor de operações da empresa, Marcel Moura, afirmaram que o avião que caiu em Vinhedo havia sido submetido a manutenção na noite anterior e estava com todas as condições de voo.

Os dois afirmaram que ainda não é possível tirar qualquer conclusão sobre as causas do acidente. "Não temos informação sobre as causas do acidente. Qualquer informação transmitida a esse respeito não passa de mera especulação e hipóteses, o que, diante de uma tragédia dessa proporção, só gera ainda mais ruído e dor em todos que já estão absolutamente abalados", afirmou Busch, em texto que leu.

21h51 'Você fica imaginando o que aquelas pessoas passaram antes da queda', diz o governador de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) classificou como "muito triste" o cenário que encontrou em Vinhedo. Tarcísio estava no Espírito Santo para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e retornou a São Paulo. O governador afirmou ainda que ficou imaginando o que os passageiros vivenciaram nos minutos antes da queda.

"Você fica imaginando o que aquelas pessoas passaram naqueles momentos que antecederam a queda. Eles perceberam o que estava acontecendo. Aqueles objetos que estão espalhados pelo terreno... Você imagina que ali estavam os sonhos. É um cenário muito triste", afirmou o governador em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira, 9.

21h04 Caixa-preta já foi encontrada, diz Derrite

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou em entrevista coletiva que a caixa-preta do avião já foi localizada. Segundo Derrite, a caixa-preta, na qual ficam armazenadas informações sobre o voo que podem esclarecer as causas da queda, aparenta estar preservada.

20h08 Lula decreta luto oficial no País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou três dias de luto oficial em todo o Brasil. No decreto, Lula sinaliza que o ato é um "sinal de pesar! pelas vítimas do desastre aéreo. O anúncio foi feito em uma publicação em seu perfil no X, antigo Twitter, no começo da noite desta sexta.

19h47 Quem eram as vítimas do avião que caiu em Vinhedo

Médicos, professores, uma fisiculturista e uma farmacêutica estão entre as 61 vítimas da queda do avião em Vinhedo nesta sexta-feira. Veja abaixo o perfil de algumas delas:

19h19 Lista de vítimas é divulgada

A Voepass divulgou no início da noite desta sexta-feira, 9, a lista de vítimas que estava no avião que caiu em Vinhedo. Sessenta e uma pessoas morreram no acidente. Confira a lista completa com os nomes dos tripulantes.

19h12 'Estou em estado de choque', diz moradora de casa que teve jardim destruído por avião

Aline Lima, moradora da casa cujo jardim foi atingido pela queda do avião que matou 57 passageiros e quatro tripulantes, ainda se recupera do trauma que vive após escapar ilesa, junto com a sua família, do trágico acidente. Ela estava em casa, no condomínio Recanto Florido, ao lado do marido e de uma ajudante no momento em que a aeronave caiu. "Meu jardim ficou completamente destruído, mas estamos todo bem, graças a Deus", reforçou a moradora. "Estou em estado de choque", disse Aline ao Estadão.

19h07 Avião que caiu tinha falhas no ar condicionado, diz passageira que voou na véspera

A aeronave da Voepass que caiu apresentou problemas no ar condicionado no dia anterior, segundo relatos da jornalista Daniela Arbex, que estava presente em um voo da companhia. A assessoria de imprensa para Voepass informou que a companhia prestará esclarecimentos sobre o ocorrido.

Daniela registrou imagens de passageiros passando mal durante o trajeto feito com a aeronave ATR-72-500, na última quinta-feira. O voo partiu de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com destino a Juiz de Fora, em Minas Gerais, e fez escala no Aeroporto de Guarulhos. Vídeos compartilhados em sua página no Instagram mostram as pessoas se abanando. Um homem chegou a tirar a camiseta dentro do avião.

18h25 Avião não comunicou emergência durante voo, diz FAB

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, afirmou nesta sexta-feira, 9, que a aeronave que caiu com 61 pessoas em Vinhedo (SP) não reportou nenhuma emergência antes do acidente. Em entrevista coletiva, o militar confirmou que as duas 'caixas pretas' do avião foram encontradas e serão enviadas a Brasília para extração de dados em perícia.

"É tudo prematuro, mas o que temos até agora é que não houve, por aparte da aeronave, comunicação com órgãos de controle de que haveria alguma emergência", disse o porta-voz do órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).

18h21 Médicos que iam a congresso de oncologia estão entre vítimas

Pelo menos quatro médicos estão entre as 61 vítimas do acidente. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), eles estavam a caminho de um congresso de oncologia em São Paulo.

A Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Paraná (SRP) confirmou que o radiologista Leonel Ferreira é uma das vítimas. O Hospital do Câncer de Cascavel (UOPECCAN) também confirmou a morte de duas médicas residentes: Arianne Risso e Mariana Belim. O nome do quarto profissional da saúde que teve a morte confirmada ainda não foi revelado.

18h13 Veja onde fica local da queda de avião da Voepass

A aeronave, que viajava de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, caiu sobre Vinhedo às 13h25. O município, com cerca de 76 mil habitantes, fica cerca de 80 km a noroeste de São Paulo. O acidente aconteceu em uma área residencial do bairro Capela, em um distrito distante do centro da cidade, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).

17h39 Avião levava 61 pessoas, diz Voepass

De acordo com a companhia aérea Voepass, responsável pelo voo, 57 passageiros e quatro tripulantes estavam na aeronave que caiu em Vinhedo, totalizando 61 mortes. Inicialmente, a empresa havia informado que havia 58 tripulantes, mas a informação foi posteriormente retificada.

17h20 Governo estadual organiza gabinete de crise em Vinhedo

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que o governo de São Paulo organizou um gabinete de crise em Vinhedo. O grupo é formado por representantes das forças de segurança e salvamento, além de integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do governo do Paraná. "É o momento de mais absoluta tristeza. Já estamos iniciando o trabalho de perícia, mas vamos respeitar ao máximo a dor dos familiares".

17h14 Entenda como é o modelo do avião envolvido no acidente

O avião com que caiu em Vinhedo é fabricado pela Avions de Transport Régional (ATR), uma joint-venture formada pela Airbus e a Leonardo. Os aviões são considerados seguros e muito utilizados para voos regionais.

O modelo da Voepass que se acidentou é um ATR-72 500. Segundo a fabricante, a aeronave tem capacidade para 68 assentos. A velocidade máxima de cruzeiro é de 510 km/h.

17h02 Passageiro se emociona após não embarcar em avião que caiu

Um passageiro que perdeu o avião que caiu em Vinhedo parecia não encontrar palavras na ligação por telefone com a família. Ainda no aeroporto de Cascavel, no Paraná, Adriano Assis falou emocionado com a filha. "Eu perdi o voo. Papai te ama", disse com a voz embargada.

"Você tá aonde? Eu também, minha filha (ao fundo dá para ouvir a filha dizendo que estava com saudade dele). O papai já está indo para casa. Eu perdi o voo. Ô, filha, porque eu perdi o voo. Porque o voo que eu perdi, ele caiu, o avião. Deus é muito bom, filha. O papai te ama, tá?", disse Assis.

16h47 Polícia Federal inicia investigações

A Polícia Federal (PF) informou que iniciou as investigações sobre a queda do avião. Policiais federais já estão no local do acidente, em uma região residencial de Vinhedo. A corporação também está compondo um gabinete de crise montado no Aeroporto de Guarulhos.

A PF também vai enviar para Vinhedo um grupo de especialistas em acidentes aeronáuticos e identificação de vítimas de desastres para auxiliar nas apurações.

16h41 'Aparentemente não há sobreviventes', diz governador de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está retornando na tarde desta sexta-feira, 9, para São Paulo em decorrência da queda do avião em Vinhedo, no interior do Estado. Ele estava no Espírito Santo para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). "Aparentemente, temos informação de que não há sobreviventes", disse Tarcísio em entrevista ao lado dos demais governadores no encontro.

Além do governador, que acompanhará as equipes de trabalho, também está retornando o secretário da Casa Militar, que coordena a Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira. Os dois participavam de reuniões do Cosud em Pedra Azul, região serrana do Estado capixaba.

16h01 Avião que caiu é da VoePass, antiga Passaredo

O avião que caiu em Vinhedo é da companhia aérea VoePass, antiga Passaredo. A empresa, brasileira, tem sede em Ribeirão Preto e atua em 47 cidades, segundo site da Latam, com quem a VoePass tem parceria para compartilhar voos e alcançar destinos mais remotos do País.

O dono da companhia é o Comandante José Luiz Felício Filho, filho do fundador da Passaredo (José Luiz Felício, que morreu no ano passado). Felício fundou a Viação Passaredo em 1978 e, quase duas décadas depois, em 1995, criou a Passaredo, empresa aérea. Ele presidiu a companhia até 2002, quando passou o controle para o filho.

A história recente da aérea é de idas e vindas entre negociações empresariais. A Passaredo entrou em 2012 com processo de recuperação judicial na tentativa de sanar uma dívida estimada em R$ 150 milhões.

15h32 Anac lamenta acidente e diz que acompanhará investigações

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota há pouco em que lamenta a queda de avião de passageiros em Vinhedo (SP), na tarde desta sexta-feira, 9. Na nota, a Anac diz que já monitora a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela Voepass, que opera a aeronave.

"A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes", diz a nota.

15h16 Lula pede 1 minuto de silêncio durante evento em Itajaí

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou tragédia. O presidente, que está em Itajaí (SC) para o lançamento de uma fragata, pediu um minuto de silêncio durante agenda oficial. Lula disse que recebeu a informação de que todos os ocupantes da aeronave morreram, o que ainda não foi anunciado pelas equipes de resgate.

"Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes, e parece que todos morreram", disse o presidente antes de iniciar a agenda em Itajaí (SC).

14h30 Queda de aeronave foi flagrada em vídeo por moradores

A queda da aeronave, que aconteceu em uma área residencial, foi registada por diversos moradores da região de Vinhedo. As imagens mostram uma grande nuvem de fumaça subindo do local imediatamente após a queda e um incêndio iniciando logo depois.

14h07 Avião cai em Vinhedo com 62 pessoas a bordo

Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, caiu no início da tarde desta sexta-feira, 9, na cidade de Vinhedo (SP). Ainda não há informações sobre mortos.

O acidente com o voo de matrícula PTB 2283, que pertencia à VOEPASS Linhas Aéreas (antiga Passaredo), aconteceu em uma área residencial, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade