Após temporal ‘cancelado’, Paes defende divulgação de alerta
Prefeito disse que foi vítima de brincadeira até dentro de casa após os alertas para temporal nesta quinta-feira
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu nesta sexta-feira que o município vai continuar adotando as medidas de prevenção para enfrentar temporais “sempre que houver necessidade”, após o alerta feito por meteorologistas de que haveria temporal e ventania ontem no Rio, devido a um ciclone extratropical, o que causou preocupação na cidade, mas as chuvas foram mais fracas do que o previsto.
“Por muita sorte, não tivemos nada parecido com o que havia de previsão. O que não se pode fazer é deixar de dividir com a população, caso tenhamos um conjunto de prognósticos que apontem risco de evento climático forte. Muito menos, podemos deixar de nos preparar para isso, o que seria muita irresponsabilidade. O Centro de Operações Rio (COR) e a prefeitura continuarão a adotar as medidas preventivas. Já vimos muito drama nesta cidade, por causa dos temporais”, disse o prefeito em entrevista coletiva.
Com o alerta, muita gente saiu cedo do trabalho, por medo do possível temporal. O prefeito reafirmou que, em nenhum momento, pediu que as pessoas fossem para casa. “É possível que aconteça como em 2010, quando eu pedi para as pessoas não trabalharem após um temporal e elas não foram, o que ajudou muito na recuperação da cidade. Mas é muito importante que a população mantenha sua rotina, a não ser que haja um comando oficial do município dizendo o contrário”, acrescentou Paes.
Questionado sobre o que achou das brincadeiras nas redes sociais, o prefeito levou na esportiva. “Até meus filhos me gozaram hoje de manhã: eles disseram ‘você não tem vocação pra ser Cacique Cobra Coral’”, brincou.