Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avião atinge casa e cai sobre loja de móveis em Gramado; tripulantes não sobreviveram, diz Leite

Ao menos 15 pessoas precisaram ser encaminhadas para o hospital da região

22 dez 2024 - 11h19
(atualizado às 13h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Vídeo mostra o momento em que avião cai em Gramado (RS):

Um avião de pequeno porte atingiu uma casa e caiu sobre uma loja de móveis, em Gramado (RS), na manhã deste domingo, 22. De acordo com o governador Eduardo Leite, não há sobreviventes entre os tripulantes, mas ainda não há um número de mortos divulgado. Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital. 

Avião de pequeno porte cai em avenida no centro de Gramado (RS):

O acidente foi registrado na Rua das Hortênsias, no bairro Avenida Central. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, a aeronave que havia decolado em Canela (RS) colidiu contra a chaminé de um prédio, e em seguida, no segundo andar de uma residência, caindo sobre o comércio. Os destroços do avião de prefixo PR-NDN ainda atingiram uma pousada nas imediações. 

Queda de aeronave ocorreu em Gramado (RS)
Queda de aeronave ocorreu em Gramado (RS)
Foto: Reprodução/X

“Pessoal, caiu um avião aqui, do lado do Aquecee, a lojinha queimando tudo aqui”, diz uma testemunha ao gravar no local. Nas imagens circulam nas redes sociais, é possível ver a situação no local, com muita fumaça e fogo na região. “Pessoal que está vindo de Canela, acabou de cair alguma coisa aqui na loja. Foi um barulho muito forte”, diz outro homem que passava pela rua.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e controlou o incêndio. Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria devido a inalação da fumaça do incêndio provocado pela queda.

O local segue isolado, onde há o trabalho de rescaldo e resgate. Atuam na ocorrência equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto de Perícias e da Defesa Civil. A Polícia Civil investiga o caso.

No Instagram, o governador do RS, Eduardo Leite, afirmou que já está em Gramado acompanhando o caso. “Aparentemente, infelizmente, não há sobreviventes do lado dos tripulantes, e toda a operação agora é também para garantir o isolamento da área e o atendimento às vítimas, as pessoas daquele entorno".

Em um segundo vídeo, Leite afirmou foram identificadas 14 pessoas feridas no acidente, sendo que duas delas estão em estado grave, devido à queimaduras. "O número que se busca confirmar dos ocupantes da aeronave, que até aqui, o que nós temos é de nove ocupantes", completou. 

O governador ainda esclareceu que é feito com muita cautela o trabalho de perícia e remoção da estrutura da aeronave, para evitar o colapso do prédio atingido e que sobre instabilidade neste momento. 

"Maquinários estão sendo deslocados para fazer essa remoção do corpo da aeronave, a remoção dos corpos, e ao longo do dia com o trabalho da perícia, se agilizando, buscarmos restabelecer a conexão pela avenida entre Canela e Gramado", reforçou. 

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência e coletar dados e informações sobre  danos causados à aeronave, ou por ela, assim como o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Avenida bloqueada

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informou que a Avenida das Hortênsias (ERS-235) está com o fluxo de veículos totalmente bloqueado devido ao acidente. As ambulâncias da estatal prestam apoio ao atendimento das vítimas. 

A concessionária pede para que as pessoas evitem se deslocar pelas rodovias, principalmente nas imediações da queda do avião. As totas alternativas são: 

  • Sentido de Canela a Gramado: o deslocamento pela ERS-235 a partir do quilômetro 37, por meio da Estrada Velha (Rua Emílio Leobet). Também pode ser feito via ERS-466 (Estrada do parque Caracol), no desvio do Mato Queimado; 
  • Sentido de Gramado a Canela: aqueles que estão no Gramado podem se deslocar via Linha 28, que sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235;
  • Motoristas e passageitos que estão na ERS-115 para Gramado e Canela: o deslocamento é realizado pela linha 28 no acesso do Carahá, ERS-115, quilômetro 32 ou no quilômetro 35 (pórtico), pela Estrada Professora Elvira Apollo Benetti. O trajeto sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235. Para o centro de Gramado, o acesso pela ERS-115 está normal;
  • Para o centro a Gramado, o acesso pela ERS-115 está normal.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade