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Avião da Voepass com destino a SP tem problema técnico e retorna para MG

Aeronave voltou para o Aeroporto de Ipatinga, de onde havia decolado

11 set 2024 - 17h27
(atualizado às 17h59)
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Avião da Voepass
Avião da Voepass
Foto: Reprodução/Instagram/Voepass

Um avião da Voepass com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisou retornar para Ipatinga (Minas Gerais) após apresentar uma “ocorrência técnica” na tarde de terça-feira, 10. 

Segundo nota da companhia aérea, o voo 2231 voltou para o Aeroporto Regional do Vale do Aço, de onde havia decolado, seguindo os procedimentos de segurança. Após passar por reparos provisórios na cidade mineira, a aeronave fez um voo sem passageiros para Congonhas, onde foi reparado e já voltou para a frota operacional.

Ainda em comunicado, a Voepass reforçou que todos os passageiros foram “atendidos dentro das normas previstas pela ANAC, na Resolução 400 --que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos”.

A empresa também destacou que segue todos os protocolos de segurança, que “atestam a conformidade de seus procedimentos e equipamentos em relação aos padrões mais elevados da aviação internacional”.

A movimentação de envio de aeronaves para manutenção é algo rotineiro em companhias aéreas do mundo todo. Por fim, a Voepass disse que “em hipótese nenhuma os aviões da empresa decolam sem estar em estrita conformidade com o que estipulam o fabricante do ATR e dos órgãos reguladores”.

Acidente com 62 mortos

No dia 9 de agosto, um avião da empresa caiu com 62 pessoas a bordo em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave transportava 58 passageiros e 4 tripulantes. Na ocasião, o avião, modelo ATR-72, tinha decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo dados preliminares divulgados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a tripulação foi alertada da condição climática propícia para forte formação de gelo e era treinada para essas condições. Em um certo momento, o copiloto chegou a declarar 'bastante gelo'. Os sistemas anti gelo foram acionados diversas vezes durante o voo, mas ainda não é possível concluir se eles, de fato, funcionaram.

Fonte: Redação Terra
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