Avião de pequeno porte com 5 pessoas a bordo explode em Ubatuba; piloto morre
Imagens registradas no momento do acidente mostram a explosão da aeronave no litoral paulista
Um avião de pequeno porte sofreu um acidente na orla da praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 9. Cinco pessoas estavam a bordo, segundo o Corpo de Bombeiros. Dois adultos e duas crianças foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto ficou preso às ferragens, não resistiu e morreu.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Imagens registradas no momento do acidente (veja acima) mostram a explosão da aeronave. O avião cruzou uma avenida antes de parar ao atingir o mar.
O acidente ocorreu próximo a uma pista de skate. De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, até o momento, há registros de seis vítimas, sendo cinco na aeronave (três adultos e duas crianças) e uma mulher que passava pelo local, foi correr e acabou torcendo o pé. Às 11h23 foi confirmado o óbito do piloto.
Segundo informações da Santa Casa, cinco vítimas estão sendo atendidas no hospital, todas em estado estável. Uma delas não estava a bordo da aeronave.
Acidente
A explosão ocorreu nas proximidades do Aeroporto de Ubatuba, administrado pela Rede VOA. A empresa informou, por meio de nota, que a aeronave de prefixo PR-GFS, modelo Cessna Citation 525 CJ1, havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com as cinco pessoas a bordo e tentava realizar um pouso em Ubatuba. No entanto, as condições meteorológicas estavam adversas, com chuva e pista molhada.
"Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista e atravessou o alambrado da Cabeceira 09", informou a Rede VOA.
Equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Segurança, dos bombeiros e da Polícia Militar estão no local, realizando o isolamento e a retirada das vítimas. No momento, estão presentes cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e 12 militares da corporação.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que acionou investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
A Ação Inicial envolve o uso de técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, para a coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial dos danos causados à aeronave ou por ela, e o levantamento de outras informações essenciais para a investigação.