BA: padaria funciona dentro de apartamento e incomoda moradores de condomínio
Prefeitura de Salvador notificou e autuou a padaria pela atividade comercial não licenciada
Uma padaria funciona dentro de um apartamento em um condomínio em Salvador, na Bahia. Esse empreendimento inusitado incomoda moradores, que relatam conviver com muito barulho e movimentação no local - incluindo o uso dos elevadores, que ficam sempre ocupados. As informações são da TV Bahia, que revelou o caso.
De acordo com relatos obtidos pela emissora, os moradores vendem produtos de padaria no apartamento desde o início da pandemia de covid-19. Essa ‘padaria’ fica no 14º andar de uma das quatro torres do condomínio.
Ao jornal, vizinhos contam que o comércio é improvisado, com produtos ficando expostos em balcões. Além disso, alegam não haver área refrigerada. “Uma coisa totalmente irregular”, diz um dos moradores, de forma anônima.
“Você tenta pegar os elevadores e não consegue, porque está o tempo todo com movimento. Gente subindo e descendo. Afinal de contas, o prédio não foi dimensionado para ser comércio, foi para ser unidade habitacional”, criticou outro vizinho.
Inclusive, um morador que tinha o apartamento no mesmo andar da padaria revelou ter precisado se mudar. “A concentração de pessoas foi muito grande no andar e doenças acometeram o meu filho”, disse o ex-morador, que tem um filho pequeno.
Os moradores afirmam que o prédio não permite esse tipo de comércio. Representantes do condomínio disseram à TV Bahia que essa questão dessa padaria, em específico, é objeto de ação judicial, cabendo à Justiça decidir sobre o caso.
O que diz a prefeitura?
Em nota ao Terra, nesta terça-feira, 30, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informou que notificou e autuou a padaria pela atividade comercial não licenciada. O mesmo aconteceu com o condomínio, por ser corresponsável em permitir a instalação da atividade irregular.
Sem citar detalhes, o órgão ressalta que dará continuidade com as ações fiscais no local.