Bebê é abandonado dentro de banheiro de UPA em SP; polícia investiga
Câmeras de segurança da UPA capturaram o momento em que uma mulher entrou na unidade com o bebê e o deixou no local
Um bebê foi abandonado dentro do banheiro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O caso ocorreu na tarde do último domingo, 21, e é investigado pela Polícia Civil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Imagens de câmeras de segurança da UPA, divulgadas pela TV Globo, mostram o momento em que uma mulher entra na unidade com o bebê, por volta das 15h49. A mulher deixa o local sem a criança cerca de sete minutos depois, às 15h56.
Nas imagens, a mulher, que é suspeita de ser a mãe da criança, é vista carregando o bebê agasalhado nos braços e se dirigindo ao banheiro da área de espera da unidade. Pouco depois, uma faxineira entra no banheiro com um saco de lixo, saindo rapidamente e pedindo ajuda.
Três funcionárias da UPA foram ao banheiro, e uma delas sai com o bebê nos braços. No boletim de ocorrência, a faxineira relatou que, ao trocar o lixo do banheiro, encontrou o bebê enrolado em três fronhas de travesseiro e um moletom vermelho. Junto ao bebê, havia um bilhete que dizia: “Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o leve ao médico".
Após ser encontrado, o bebê foi submetido a exames. A Prefeitura de São Bernardo informou à TV Globo que ele foi encaminhado para o Hospital da Mulher, onde passa por tratamento com antibióticos. A previsão é de que ele receba alta em 30 dias.
Em nota enviada ao Terra, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o 6° Distrito Policial de São Bernardo do Campo instaurou um inquérito policial para investigar todas as circunstâncias dos fatos.
"A autoridade policial segue realizando a oitiva dos funcionários do hospital e demais diligências visando à identificação da autora do crime e ao esclarecimento dos fatos", acrescentou a SSP.