Bombeiros confirmam 2ª morte após 21 veículos serem arrastados em deslizamento no PR
Desastre aconteceu na noite de segunda-feira, 28, por causa de fortes chuvas
Cerca de 21 veículos, sendo 15 carros e 6 caminhões, foram soterrados após um deslizamento na BR-376, em Guaratuba, no Paraná, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Equipes atuam para resgatar as vítimas no local do deslizamento, que atingiu um trecho de 200 metros nos dois lados da pista. Duas mortes foram confirmadas no último boletim, emitido às 17h desta terça-feira, 29.
O desastre aconteceu na noite de segunda-feira, 28, em razão de fortes chuvas. Ao todo, 54 bombeiros do Paraná atuam nas buscas, junto de três cães farejadores, equipes de engenheiros da Arteris Litoral Sul e equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina auxilia na ocorrência. Até o momento não há informações sobre a quantidade total de vítimas.
Seis pessoas foram resgatadas com vida e duas em óbito. Bombeiros trabalham nas duas frentes há mais de 18 horas ininterruptamente. A rodovia está interditada nos dois sentidos e não há previsão para liberação do tráfego.
Como o solo ainda está instável, as equipes aguardam o avanço do trabalho. Não há estimativa de desaparecidos, e as chuvas continuam pela região, dificultando a atuação dos Bombeiros.
Por ordem do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, um gabinete de crise foi criado para agilizar os atendimentos às vítimas e concentrar as tomadas de decisões das equipes estaduais.
Imagem aérea do desmoronamento na BR-376 em Guaratuba. pic.twitter.com/EArD8pMrix
— Plantão 190 (@plantao190) November 29, 2022
Pessoas desaparecidas
Familiares e amigos de pessoas que eventualmente possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.
As chuvas intensas também causaram inundações, enxurradas e alagamentos em outros municípios do Litoral e da Região Metropolitana. Um boletim divulgado às 12h30 pela Defesa Civil mostra que 680 pessoas foram atingidas pelas ocorrências, sendo que 474 estão desalojadas e 24 desabrigadas, e 122 casas foram danificadas. As ocorrências foram registradas em Campina Grande do Sul, Morretes, Quatro Barras e São José dos Pinhais.