Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brigadianos são afastados de suas funções após vídeo mostrar agressão a homem rendido em abordagem; assista

Caso de violência gera investigação interna e posicionamento da corporação sobre o ocorrido

1 ago 2023 - 23h57
(atualizado em 2/8/2023 às 00h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois policiais militares foram afastados de suas atividades, em decorrência de um vídeo divulgado nesta segunda-feira (31), que mostra uma abordagem policial em Alvorada, na Região Metropolitana. As imagens revelam um dos PMs desferindo diversos golpes com cassetete contra um homem já rendido e sentado no chão. (assista o vídeo abaixo)

Foto: Porto Alegre 24 horas

Após o incidente, a Brigada Militar (BM) emitiu uma nota, informando que um Inquérito Policial Militar foi instaurado para esclarecer o caso e destacando que a corporação não compactua com esse tipo de comportamento. A BM ressaltou seu compromisso com o cumprimento do dever legal e o uso adequado das técnicas.

Conforme informações do boletim da agência de inteligência do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM), o homem agredido era suspeito de envolvimento com tráfico de drogas e acabou detido pela guarnição, juntamente com uma mulher.

O vídeo da abordagem chegou ao conhecimento do batalhão horas após o ocorrido. Vladimir da Rosa, corregedor-geral da BM, esclareceu que os dois policiais foram afastados imediatamente assim que a corporação teve conhecimento dos fatos.

A investigação interna tem prazo estabelecido de 40 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 20 dias, de acordo com os procedimentos internos da corporação.

Confira a nota enviada pela Brigada Militar na integra

A respeito do fato envolvendo Policiais Militares, que durante a abordagem de um casal de traficantes, teriam usado força excessiva, conforme imagens divulgadas, a Brigada Militar informa que já adotou as providências de Polícia Judiciária Militar com a instauração do devido Inquérito Policial Militar e o afastamento do Policial Militar até a conclusão da investigação.

Ressaltamos que a instituição prima pelo cumprimento do dever legal e a utilização da técnica correta, sendo que os Policiais Militares além da sua formação com as técnicas de abordagens também passam anualmente por qualificação continuada.

Por fim, a Brigada Militar não compactua com atitudes em que há violência policial.

Márcio de Azevedo Gonçalves

Cel. QOEM Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano

Assista o vídeo:

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade