Cachorro abandonado conquista frentistas e vira gerente de posto de gasolina
Charles ganhou o coração dos trabalhadores e dos clientes do estabelecimento em Taguatinga (DF)
Charles tem uma rotina agitada como gerente de um posto de gasolina em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, e o dia a dia dele envolve sonecas e vigiar o local 24 horas. Isso porque o "gerente" é, na verdade, um simpático cachorro sem raça definida, que foi adotado pelos frentistas do local depois de ser abandonado nas proximidades do posto.
O cãozinho perambulava na região do posto em busca de comida quando ganhou o coração dos funcionários e dos clientes, que decidiram dar um nome e um lar para o bichinho. A história foi contada pelo jornal Correio Braziliense.
Um dos funcionários conta que Charles ganhou o nome em homenagem a um funcionário que já passou pelo local, mas acabou sendo demitido, deixando o "herdeiro". Ele acredita que o cão apareceu lá porque um cliente o deixou por perto, na rua, ao se mudar para Águas Lindas.
Carlos Alberto Nunes Silva, operador de bomba, diz que foi assim que ele e os colegas começaram a cuidar de Charles, e que alguns clientes sempre levam comida para ele. "Ele não gosta muito de comer ração, prefere comida de humano. Outro [cliente] traz roupas para o frio. A casinha dele foi um cliente que doou. Charles é chique", diz Carlos.
No dia a dia, é Charles quem recebe os clientes e quem faz a segurança noturna no posto. Ele gosta de interagir com as pessoas e gosta de receber os trabalhadores quando chegam, sempre com muita festa, diz o gerente Clayton Rodrigues da Silva. "É claro que a hora do descanso quem define é o próprio Charles, que vive uma vida de rei", disse em entrevista ao jormal.
Também gerente do posto, Danilo Brito diz que o pet, na verdade, apareceu pela primeira vez quando um carro parou em frente às bombas de combustíveis e uma mulher mandou o cão descer. Ele saiu do veículo e ela seguiu.
"Trabalho aqui há três anos e nunca tinha visto uma coisa dessas, pensei que a mulher ia abastecer, parou, mandou ele descer e partiu rapidamente, o cachorro ficou olhando, com tristeza, e veio até a gente, começou a se encostar, fazer carinho, grunhindo, foi ficando", diz. Hoje, Charles é o responsável pela alegria de todos os companheiros.
Um dos clientes, inclusive, é veterinário, e costuma passar para visitar Charles. O bichinho é sempre muito bem cuidado, com alimentação em dia, coleira, casinha, cobertor e até banhos frequentes.
O cachorro já tem até interessados em adotá-lo, mas os frentistas não conseguem mais ficar longe dele. "Ele é nosso mascote", dizem. Já para os clientes, Charles é o "gerente", brincam. Ele já ganhou até crachá, mas com medo de represálias, os frentistas preferiram tirar o acessório, conforme relataram ao jornal.
A guarda responsável do cão é importante, inclusive, para o cumprimento da lei, uma vez que o abandono de animais é considerado crime. E, enquanto Charles estiver sendo cuidado pela comunidade e estiver feliz e saudável, ele continuará sendo o "gerente" do posto de gasolina.