Caminhão é autuado por descarte irregular de resíduos sanitários no Litoral Norte
Fepam reforça a importância de denunciar práticas ilegais e seguir normas ambientais
Na última sexta-feira (10), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) autuou um caminhão de limpa fossa flagrado descartando resíduos sanitários de forma irregular na praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O flagrante foi feito por equipes de fiscalização, que também determinaram a suspensão da licença da empresa envolvida.
Regras para descarte e transporte de resíduos
A Fepam alerta que o descarte inadequado de resíduos, como os provenientes de tanques sépticos, caixas de gordura e banheiros químicos, configura crime ambiental. Esses materiais devem ser transportados por veículos licenciados e destinados exclusivamente a unidades de tratamento autorizadas.
De acordo com o presidente da Fepam, Renato Chagas, práticas como lançar dejetos em bueiros, arroios, praias ou lagoas são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde pública. A fundação também enfatiza que as licenças para caminhões e unidades de tratamento são concedidas apenas mediante o cumprimento rigoroso de normas ambientais.
Como denunciar
A população pode colaborar com a fiscalização denunciando atividades suspeitas. Para isso, é recomendado:
- Fotografar a placa do veículo e registrar o ato ilegal;
- Anotar o local e horário da ocorrência;
- Enviar as informações para o número (51) 99982-7840.
A Fepam reforça a importância da participação popular para combater crimes ambientais, principalmente durante o verão, quando o aumento de turistas eleva a demanda por serviços de coleta de resíduos no litoral gaúcho.