Caminhoneiro é flagrado dirigindo por 24 horas seguidas e com "rebite" no RS
A análise do tacógrafo do veículo revelou que o motorista desrespeitou as normas da Lei do Caminhoneiro, que exige um descanso mínimo de 11 horas consecutivas em uma jornada de 24 horas
Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um motorista que dirigia uma carreta transportando chapas de granito por 24 horas ininterruptas, portando anfetaminas. A abordagem aconteceu durante a Operação Descanso Legal, na BR-470, em Veranópolis, no Rio Grande do Sul.
O caminhão, com placas de Sangão (SC), estava realizando um trajeto de mais de 1.800 quilômetros, iniciado na terça-feira (14), às 9h, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. O condutor, de 55 anos e natural de Restinga Seca (RS), foi interceptado às 9h25 desta quarta-feira, em frente à unidade operacional da PRF.
A análise do tacógrafo do veículo revelou que o motorista desrespeitou as normas da Lei do Caminhoneiro (Lei n.º 13.103/2015), que exige um descanso mínimo de 11 horas consecutivas em uma jornada de 24 horas. Além disso, durante a inspeção, os agentes encontraram sete comprimidos de anfetamina, conhecidos como "rebite", escondidos em uma caixa de balas. Essa substância é comumente utilizada para evitar o sono, mas seu uso ilegal coloca em risco a segurança nas rodovias.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à polícia judiciária. O caminhão e a carga de granito foram retidos. Ele responderá por posse de drogas e pelas infrações relacionadas ao descumprimento das normas de descanso obrigatório, previstas na legislação brasileira. A Operação Descanso Legal, que ocorre em todo o país, tem como objetivo reforçar a fiscalização sobre as condições de trabalho dos motoristas e os sistemas de segurança dos veículos de transporte de carga.