Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carro anfíbio que entra no mar viraliza, mas acaba apreendido no litoral de SP; veja

Prefeitura afirma que veículo não possuía licença ou qualquer documentação necessária para navegar; proprietário cita testes em carro

10 jan 2025 - 17h28
Compartilhar
Exibir comentários
Carro anfíbio viralizou, mas acabou apreendido em São Vicente
Carro anfíbio viralizou, mas acabou apreendido em São Vicente
Foto: Reprodução

Um vídeo que mostra um carro anfíbio entrando no mar como um barco viralizou nas redes sociais, em São Vicente, no litoral de São Paulo. No entanto, o veículo acabou sendo apreendido pelas autoridades.

Caio Strumiello, mecânico responsável pela criação do carro, afirmou ao Terra que acreditava que o veículo poderia ser ágil também para ajudar em salvamentos aquáticos. 

Strumiello já havia ganhado destaque em 2015, quando foi uma das atrações do Domingão do Faustão. Naquela época, ele trabalhava em sua oficina em São Paulo, onde criava carros utilizando peças adquiridas em ferros-velhos. Strumiello também desenvolveu, de forma artesanal, veículos "nanicos", projetados para acomodar apenas uma pessoa.

"Não vaza nada [do carro anfíbio], é um barco totalmente lacrado. Se vazasse, ele afundaria. Se tem um buraco para vazar, esse buraco também entra água, porque a pressão de baixo pra cima, quando você tá no mar, é muito grande", afirma ele.

De acordo com o mecânico, a ideia da criação era desenvolver um carro econômico, pequeno e que também pudesse andar no mar. Em dezembro, após montar o veículo anfíbio, ele veio para São Vicente, onde tem apartamento, e começou a fazer os testes na água do mar.

"Coloquei duas pessoas, sentou uma pessoa de 110 quilos do meu lado, e ele navegou. Peguei ondas laterais de jet ski, para ver o carro em termos de estabilidade e segurança. Comecei a colocar todos os dias o carro na água." O veículo chamou a atenção de muitas pessoas e viralizou nas redes sociais, onde uma postagem sobre o caso foi feita. No entanto, no dia 30, quando estava com o veículo no mar, o automóvel foi apreendido. O mecânico afirma que agora tenta recuperar o veículo.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informou que, após solicitação do Centro de Controle Operacional (CCO), a Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) foi à Praia do Gonzaguinha, nas proximidades do Píer dos Apaixonados, para verificar as condições do carro anfíbio, que poderia oferecer riscos ambientais, como, por exemplo, vazamento de óleo.

No local, em contato com o proprietário, foi constatado que o veículo era de produção artesanal. Diante disso, a equipe realizou contato com a Capitania dos Portos do Estado - Marinha do Brasil, acionando uma equipe para vistoria. 

“As autoridades atenderam o pedido e, durante a abordagem, constataram que o veículo não possuía licença ou qualquer documentação necessária para navegar”, afirmou a administração municipal, ao confirmar que o carro anfíbio foi apreendido.

O município também destacou que mantém convênio com a Capitania dos Portos, no qual a Inspetoria Ambiental efetua o monitoramento do tráfego aquaviário na cidade. “A atuação dos agentes consiste em detectar possíveis irregularidades e, com isso, notificar os infratores e a Marinha para as medidas cabíveis”, finalizou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade