CEEE Equatorial e Secretaria da Segurança Pública realizam a 57ª Edição da Operação Fios e Cabos, resultando em três prisões na cidade de Imbé por furto de energia
O furto de cabos de cobre ou alumínio e equipamentos da rede elétrica são configurados com crime e a comercialização dos materiais também
A CEEE Equatorial, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou na manhã de hoje (23) a 57ª Operação Fios e Cabos. A ação ocorreu em uma pousada e em uma lavagem, em Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul, e resultou em três prisões em flagrante por furto de energia. De acordo com o Executivo de Perdas da CEEE Equatorial, Sidney da Costa, as ações de combate ao furto de energia estão sendo intensificadas na área de atuação da concessionária e têm o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos, riscos e perigos do ato criminoso.
Além de ser crime, o furto de cabos e equipamentos da rede elétrica tem diversas consequências para o cliente da CEEE Equatorial. São exemplos graves acidentes e o comprometimento do fornecimento de energia. "Quem desvia energia faz com que todos os consumidores paguem por uma tarifa mais cara. E, no caso do comércio, existe ainda concorrência desleal com os estabelecimentos que atuam dentro da regularidade", afirma Sidney.
Para combater o furto, a distribuidora realiza inspeções rotineiras desde julho de 2021, quando o Grupo Equatorial Energia assumiu a gestão da companhia. Este trabalho é feito em parceria com a Polícia Civil por se tratar de crime tipificado no Código Penal Brasileiro.
Fiscalização e comercialização
O furto de cabos de cobre ou alumínio e equipamentos da rede elétrica são configurados com crime e a comercialização dos materiais também. As operações estão sendo intensificadas com apoio dos órgãos de segurança pública e a Equatorial ressalta a importância do cumprimento da Lei nº 13.344/2016 que exige que os comerciantes de sucata mantenham os registros detalhados das transações, ajudando assim, no rastreio quanto à origem do material.
Canal de denúncia
As denúncias de furto de cabos ou ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente para o telefone da Polícia Civil no número 181, na Central de Atendimento pelo número 0800 642 4900, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba "Ouvidoria'.