RS: cemitério faz sucesso com passeio noturno de 6ª feira 13
Procura foi 100% maior do que o número de vagas oferecidas pela necrópole
A sexta-feira 13 costuma ser encarada com temor pela superstição corrente de que é carregada de azar e mau-agouro. A crendice, no entanto, não parece afetar a rotina dos 1.000 porto-alegrenses que se inscreveram para participar do primeiro passeio noturno oferecido pelo cemitério da Santa Casa, mais antiga necrópole ainda em atividade no sul do país.
Conforme a administração do local, serão oferecidas 100 vagas nesta primeira visitação guiada realizada no turno da noite, sendo que a fila de espera já é tão longa que uma segunda edição foi marcada para o próximo dia 21.
A visita guiada noturna surgiu de uma ideia do Ateliê Livre de Porto Alegre, com a intenção de apresentar a arte cemiterial aos convidados. O passeio começa às 19h, com saída marcada do portão principal para percorrer os mais de dez hectares da necrópole.
Os interessados serão guiados pela historiadora Vera Lucia Maciel Barroso. Para o passeio da próxima semana, os interessados podem encaminhar e-mail para eventoschcsantacasa@gmail.com.
O tour desta noite contará com visitação a pelo menos 15 túmulos perpetuados no espaço. O cemitério da Santa Casa foi fundado em 1850 e, de lá para cá, cresceu exponencialmente: o espaço conta hoje com mais de 31 mil jazigos individuais e coletivos, atendendo a cerca de 100 sepultamentos por mês.
No passeio desta sexta, os curiosos serão apresentados, por exemplo, aos túmulos do músico Teixeirinha, do político Júlio de Castilhos e do artista plástico Iberê Camargo. É preciso levar lanternas para participar do evento.
As visitas guiadas já fazem parte da rotina do cemitério há 30 anos, mas sempre foram realizadas durante o dia.
Veja fotos: