Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva atinge SP pela 2ª vez; sobe para 9 o número de mortes

22 jan 2010 - 20h11
(atualizado em 22/1/2010 às 21h06)
Compartilhar

Após um dia de transtornos por causa da chuva que atingiu São Paulo na madrugada de quinta-feira, toda a capital voltou a ficar em estado de atenção na noite de hoje das 20h10 às 22h35. Uma das vítimas, que estava desaparecida após um soterramento, foi econtrada na noite de hoje. Com isso, sobe para nove o número de pessoas morreram por causa do temporal.

Congestionamento se forma na pista ao lado do túnel Tribunal de Justiça, interditado por uma inundação
Congestionamento se forma na pista ao lado do túnel Tribunal de Justiça, interditado por uma inundação
Foto: Tiago Queiroz / Agência Estado

Três pessoas morreram na vila Anglo-Brasileira, uma na Lapa e cinco no ABC paulista. Na cidade de Ribeirão Pires, que decretou hoje estado de calamidade pública, três pessoas da mesma família morreram. As chuvas que atingem São Paulo desde o final do ano passado já fizeram 59 vítimas.

Segundo o CGE, as áreas de instabilidade que provocaram chuvas na noite desta quinta perderam intensidade por volta das 22h30, chovendo fraco apenas nas zonas leste e sul da capital. Nas demais regiões, há apenas registro de chuviscos isolados. Os municípios do ABC Paulista registram chuva de intensidade moderada.

Mortes

Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros confirmou que um idoso morreu soterrado na vila Anglo-Brasileira, devido ao desabamento de sua casa. Segundo o coronel Jair Paca de Lima, da Defesa Civil, uma criança morreu no desabamento de uma casa sobre outra no Grajaú. Os corpos de um casal que estava desaparecido foram encontrados durante a tarde. Uma mulher e três crianças foram resgatadas pelos bombeiros sob os escombros.

Em Mauá, no ABC paulista, um desabamento no bairro Chácara Maria Francisca atingiu três pessoas, entre elas uma criança. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e transferidas para um hospital na região. Um dos adultos morreu no caminho. Em outro ocorrência na cidade, uma criança de 3 anos foi socorrida com vida de um deslizamento no bairro Jardim Oratório.

Em Ribeirão Pires, também no ABC, três pessoas foram soterradas por um deslizamento no bairro Santo Bertoldo. Duas meninas, de 14 e oito anos, e a mãe, morreram.

Um homem de 45 anos morreu após um deslizamento soterrar o barraco onde dormia, por volta das 2h, no Jardim Santo André, em Santo André (ABC Paulista). Segundo o Corpo de Bombeiros, as informações iniciais seriam de que não havia ninguém no barraco e que o morador estaria em um bar. Quando os vizinhos perceberam que ele não estava em nenhum estabelecimento, acionaram os Bombeiros novamente, por volta das 9h30. O corpo foi localizado entre os escombros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as zonas sul e oeste foram as mais atingidas pelo temporal. A corporação registrou 62 ocorrências, sendo dez desabamentos. A maioria dos registros apenas de danos materiais.

Trânsito

Segundo o CGE, às 22h20, havia três pontos ativos de alagamento pela chuva que voltou a atingir a capital, sendo todos transitáveis. Porém, após a chuva da madrugada de hoje, São Paulo chegou a registrar um total de 119 pontos de alagamento.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, às 22h, o trânsito fluia tranquilamente com 1 km de lentidão. Contudo, às 9h30, chegou a registrar 111 km de lentidão por causa dos alagamentos.

O forte temporal que atingiu a cidade também bloqueou as duas marginais e transbordou o Rio Tietê, além de mais cinco córregos. Por causa de pontos de alagamentos, as marginais Tietê e Pinheiros chegaram a ficar totalmente paradas no início da manhã, mas foram liberadas no início da tarde.

Alguns túneis, como o Tribunal de Justiça, na avenida Juscelino Kubitschek, que chegou a ter 1 m de água, ficaram interditado durante a madrugada.

Redação Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Eliana Tenório, Carlos Espinola, Keity Oliveira, Anderson Angelucci, Paloma Vaz, Carlos Bodra, Yara Falconi, Alessandro Isobe, Paulo Henrique, Eduardo TK, Chrystian Figueiredo, Curado, Fidelis, Eduardo Bregaida, Anne Miranda, Maurício Svartman, Guilherme Domingues, Daniel Pauferro, Márcia Cozzo, Ricardo Matsukawa, Diego Bizacha, Pedro Prochno, Willians dos Reis, Amilton, Olavo, Priscila Sombini Gudotti, Rodrigo Bredof, Milton Picchetti Junior e Lúcio Henrique Batistella, de São Paulo (SP), Roberto Biollo, de Osasco (SP), e Jorge Alberto Sabino Costa, de São Bernardo do Campo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra