Chuva no Rio: idosos são resgatados em lata de lixo e colchão
O prefeito Eduardo Paes (PSD) pediu que as pessoas evitem percorrer vias alagadas
Chuvas fortes causam alagamentos no Rio de Janeiro, provocando evacuações de famílias e vítimas fatais.
Após as fortes chuvas que atingiram a cidade e o Estado do Rio de Janeiro na madrugada deste domingo, 14, famílias tiveram que deixar suas casas por causa de deslizamentos. Em imagens que circulam pela internet, a população usa uma lata de lixo e até colchão inflável para carregar idosos pelas ruas alagadas.
No bairro Laguna e Dourados, em Duque de Caxias (RJ), uma família colocou um idoso dentro de um latão de lixo para retirá-lo de dentro da casa. O imóvel estava alagado e o senhor não possuía mobilidade. No mesmo vídeo, uma criança é levado por uma pessoa no colo para não encostar na água contaminada.
Em outro vídeo, identificado como sendo no Jardim América, familiares amarraram uma corda num colchão inflável para transportar uma idosa que é cadeirante. Nota-se que a água passava na altura do peito dela.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem morreu soterrado em Ricardo de Albuquerque (RJ), o corpo dele foi encontrado com a ajuda de cães farejadores. Uma mulher morreu afogada em Acari, na manhã de domingo, 14; outra mulher foi encontrada morta na Rua General Rondon, em Nova Iguaçu (RJ), e um homem morreu eletrocutado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Até a publicação desta matéria, uma quinta vítima era procurada pelas equipes de resgate em Belford Roxo, no início da tarde.
Idoso recebe ajuda da população durante alagamento no Rio de Janeiro. 😰 pic.twitter.com/RCrEtAlHUC
— Jacque Valadares (@jacquelinee_vet) January 14, 2024
O prefeito Eduardo Paes (PSD) pediu que as pessoas evitem percorrer vias alagadas e informou que equipes trabalham para reestabelecer a energia no hospital Ronaldo Gazolla, em Niterói. Em postagem no X, antigo Twitter, a prefeitura informou que foi atingido recorde histórico de chuvas em uma hora: 120,2 mm.
De acordo com comunicado, o município entrou no estágio 4, em uma escala de 5, devido à alta quantidade de água acumulada nas vias. "Não se desloque pela cidade e fique em local seguro", diz o texto emitido pela prefeitura, segundo o qual a principal região afetada pelo temporal foi a zona Norte.
Segundo o perfil Alerta Rio, página de informações climáticas da prefeitura, ainda há previsão de chuva fraca a moderada de forma isolada sobre a cidade do Rio neste domingo,o 14. Os ventos estarão de fracos a moderados, e as temperaturas permanecerão estáveis, com mínima de 23°C e máxima de 31ºC.