Chuva volta a atingir SP e cidade entra em estado de atenção para alagamentos
De acordo com o CGE, há risco para transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores na capital paulista; alerta foi emitido pouco antes das 11 horas desta quarta-feira
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na manhã desta quarta-feira, 29, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O alerta é válido para todas as regiões da cidade, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros.
Conforme o CGE, a cidade permanece em estado e atenção para alagamentos desde as 10h55. As próximas horas seguem com tempo instável na cidade, com previsão de chuvas atuando com lento deslocamento e potencial para alagamentos.
"Chuvas vindas do interior do Estado de São Paulo começam a atuar com forte intensidade na cidade. Há condição para transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvore", afirma o órgão municipal.
Nos municípios de Guarulhos, Cotia, São Bernardo e Santo André, também há registro de chuva moderada, com pontos fortes em algumas localidades.
Tempo permanece instável nos próximos dias
"A formação de uma área de baixa pressão ao longo do litoral paulista vai provocar chuvas mais generalizadas e volumosas", alerta o CGE.
Na quinta-feira, 30, a previsão indica que terá muitas nuvens pela manhã e chuva em forma de pancadas com trovoadas a partir da tarde.
Na sexta-feira, 31, o cenário permanece, porém, as precipitações devem ser mais prolongadas e com maior volume. "Há potencial para formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos nas áreas de encosta", pontua o órgão municipal.
Medidas para amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.
![Estadão](https://p2.trrsf.com/image/fget/sc/80/30/images.terra.com/2018/06/04/estadao-conteudo.jpg)