Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ciclone deixa 1 morto e rastro de destruição no Brasil; veja imagens

Passagem do fenômeno provocou estragos no Sul e Sudeste do País

13 jul 2023 - 08h49
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Ciclone extratropical: registros mostram força do vento e destruição no Sul do Brasil:

A passagem do ciclone extratropical provocou estragos entre a noite de quarta-feira, 12, e a manhã desta quinta-feira, 13, nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.

Fortes chuvas e ventos foram registrados em vários municípios catarinenses, com danos em rodovias e árvores derrubadas. Em Chapecó, há ruas inundadas e casas e carros destruídos por árvores arrancadas pelos ventos.

Árvore atinge casa em Chapecó
Árvore atinge casa em Chapecó
Foto: Divulgação/Defesa Civil

O fenômeno também causou impactos em várias cidades do Rio Grande do Sul. Uma pessoa morreu no Estado, segundo a Defesa Civil. 

Queda de árvore em Xanxerê (SC)
Queda de árvore em Xanxerê (SC)
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Foram registrados ventos de quase 100 km/h, e o nível do rio Caí elevou-se de 7,92 metros para 10,44 metros na tarde de ontem, e outros cursos d'água também correm risco de transbordamento.

Postes em Xanrerê (SC)
Postes em Xanrerê (SC)
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Efeitos em São Paulo

Reflexo do ciclone extratropical que passa pelo sul do País, uma forte ventania atingiu diversos pontos de São Paulo na madrugada desta quinta-feira, 13. Os bombeiros da capital foram acionados seis vezes entre a madrugada e o início da manhã. Houve registro de queda de árvores nas zonas sul, leste, norte e na região central.

Por volta de 4 horas da manhã, o Corpo de Bombeiros foi acionado após uma árvore cair sobre uma guarita no Morumbi, na zona sul. No momento da queda, o segurança não estava no local e, segundo a corporação, ninguém ficou ferido.

Um pouco mais tarde, os bombeiros foram chamados após outra árvore cair sobre uma residência em São Lucas. O incidente também não deixou feridos. Houve queda de árvores ainda em Moema e no Campo Belo, também na zona sul.

A forte ventania, que pode chegar a rajadas de até 90 km/h ao longo do dia, também afeta outros pontos do Estado. No litoral, o serviço de balsas entre Bertioga e Guarujá ficou paralisado pela manhã. Há pelo menos 16 registros de quedas de árvores na Baixada Santista, conforme a Defesa Civil.

Ciclone traz ventania e chuva

O ciclone já tem se direcionado em direção ao Oceano Atlântico nesta quinta-feira, 13, mas seus impactos serão sentidos até o fim desta semana, afirmam meteorologistas. Desde o litoral gaúcho até a costa do Rio de Janeiro, deve haver vento forte e chuva. Já a frente fria avança até parte do Centro-Oeste.

São esperadas chuvas intensas e ventos fortes capazes de gerar transtornos na região metropolitana de Porto Alegre, na região dos vales, na serra gaúcha e no litoral norte do Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil do Estado.

Em Santa Catarina, há risco de fortes ventanias e queda de granizo e neve durante a noite desta quinta-feira nas áreas mais altas do Planalto Sul. Na sexta-feira, 14 e no sábado, 15, a temperatura cai ainda mais e pode gear nos três Estados da Região Sul, de acordo com o Climatempo.

*Com informações da Ansa e Estadão Conteúdo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade