Ciclone extratropical provoca chuvas acima de 200mm no RS
As regiões mais afedatas são a Grande Porto Alegre, Serra Gaúcha e Litoral Norte; na cidade de Maquiné foram registrados 254 mm
Um ciclone extratropical que está passando ao longo da costa norte do Rio Grande do Sul (RS) provocou chuvas e ventania durante a madrugada desta sexta-feira (16). O ciclone abrange também a Grande Porto Alegre, a Serra Gaúcha, mais o litoral sul de Santa Catarina.
Em alguns municípios já choveu, em menos de 24 h, todo o volume esperado para o mês de junho, como na cidade de Maquiné, no norte do RS, onde foram registrados 254,6 mm entre o fim da noite desta desta quinta-feira (15) até as 4h horas de hoje (16).
Maiores volumes de chuva acumulados, conforme medições feitas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais: Maquiné, 254,6 mm; Bom Princípio, 208,6 mm; São Leopoldo, 195,4 mm; Gravataí, 189,6 mm; Alto Feliz, 183,8 mm; e Sapucaia do Sul: 173,6 mm.
Em Porto Alegre, na estação Cristal, foram registeados 115 mm (na capital do RS, são cerca de 20 pontos de ruas e avenidas com o trânsito prejudicado devido a alagamentos e quedas de árvores até o início da manhã de hoje).
Diversas cidades do estado registram alagamentos, estradas bloqueadas, voos cancelados e falta de luz. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros não registraram casos de feridos ou mortos.
A Defesa Civil do RS emitiu alerta para as regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre. Os rios Caí, Paranhana e Sinos têm possibilidade de cheias. Em Maquiné, no Litoral Norte, o prefeito foi até as redes sociais para fazer um apelo para que as pessoas saiam de casa. Segundo o gestor, várias famílias estão ilhadas. Em Tramandaí, também no Litoral, foram registradas rajadas de vento de 102 km/h.
Segundo a Rio Grande Energia (RGE) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia no RS, existem pelo menos 60 mil pontos sem luz no estado.
Bom dia. A Defesa Civil e os serviços da @Prefeitura_POA passaram a madrugada em ação nas ocorrências diante do temporal. A quem tiver possibilidade, fazemos apelo para que evitem deslocamentos. Seguiremos trabalhando sem interrupção. Contatos: Defesa Civil 199 e Bombeiros 193.
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) June 16, 2023