Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidade de São Paulo terá ônibus de graça aos domingos a partir de 17 de dezembro, diz Nunes

Segundo o prefeito da capital paulista, a gratuidade valerá para todos os passageiros

11 dez 2023 - 20h38
(atualizado às 22h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Cidade de São Paulo terá ônibus de graça aos domingos a partir de 17 de dezembro
Cidade de São Paulo terá ônibus de graça aos domingos a partir de 17 de dezembro
Foto: CartaCapital

Os ônibus da cidade de São Paulo terão tarifa gratuita aos domingos. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta segunda-feira, 11, que a iniciativa vai começar a partir do dia 17 de dezembro.

A medida contempla 1.175 linhas e, segundo o prefeito, tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, eventos culturais, além de melhorar a economia e a oferta de empregos. Ainda segundo o prefeito, que disputa eleição em 2024, a gratuidade também será estendida para Natal, Ano Novo e o Aniversário de São Paulo. 

A decisão foi tomada após uma avaliação da SPTrans que identificou que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior. Segundo Nunes, a prefeitura vai "deixar de receber" o valor da tarifa que é pago aos domingos, na ordem de R$ 280 milhões no ano.

"Mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população. Então, tecnicamente, não existe um aumento de recurso". 

Hoje, 2,2 milhões de passageiros utilizam ônibus aos domingos. Com a tarifa zero, mesmo se dobrar essa quantidade de passageiros, e chegar a 4,4 milhões, a estimativa é que os 4.830 ônibus que circulam na cidade aos domingos deem conta do aumento.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade