Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cinco imigrantes clandestinos são encontrados em navio no RJ

Eles são de Guiné e teriam entrado na embarcação no Senegal

19 ago 2024 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários

Policiais federais resgataram cinco imigrantes provenientes da República de Guiné, que estavam escondidos em um navio cargueiro, no Rio de Janeiro, no sábado (17). Eles teriam entrado clandestinamente na embarcação, que saiu de Dakar, no Senegal, e foram posteriormente descobertos pela tripulação.

Foto: Perfil Brasil
Foto: Perfil Brasil

Segundo a Polícia Federal (PF), os imigrantes estavam em condições precárias de saúde e foram resgatados por motivos humanitários. Com isso, tiveram autorização para um desembarque condicional. Dois deles são menores de idade. A embarcação foi inspecionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após suspeitas de infecção por malária em um dos tripulantes e em um dos imigrantes resgatados.

Dois imigrantes eram menores de idade, um com 16 e outro com 17 anos. O mais novo afirmou que deixou seu país de origem depois que seus pais morreram em uma explosão que matou 400 pessoas. Ele deixou um irmão de 11 anos cuidando dos outro quatro irmãos menores.

Ainda segundo a PF, um dos imigrantes demonstrou interesse em pedir refúgio no Brasil. Os cinco serão mantidos no Brasil às custas da seguradora do navio, que tem bandeira maltesa, enquanto aguardam a continuidade dos procedimentos legais.

Os cinco imigrantes foram ouvidos pela Polícia Federal, e a seguradora do navio assumiu a responsabilidade de cuidar deles. O grupo foi encaminhado a um hotel para aguardar a continuidade dos procedimentos legais.

O Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) do Rio de Janeiro conduziu a operação, com o apoio do Núcleo de Fiscalização de Tráfego Internacional (NFTI) da Delegacia de Migração (Delemig)

Fonte: Agência Brasil

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade