Comunicação cósmica e mais: o que especialistas dizem sobre agroglifo em plantação de SC
Desenho enigmático foi encontrado em uma plantação de trigo na pequena cidade de Ipuaçu, nesta semana
O surgimento de "desenhos misteriosos" em uma plantação de trigo na cidade de Ipuaçu, em Santa Catarina, trouxe à tona dicussões sobre a autoria do formato. Alguns acreditam que pode ter sido obra de seres humanos empenhados, mas há quem diga ter evidências suficientes para provar que foram extraterrestres.
A marca, que pode também ser chamada de agroglifo, tem formatos em círculos, pentagrama e triângulo, com cerca de 703 metros quadrados. Ela foi notada pelo dono da propriedade nas primeiras horas da manhã da última terça, 4.
Ufólogo há mais de 20 anos e membro do Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina, Luiz Prestes Junior esteve no local com o colega Emerson Saraiva para conferir a arte e analisar se pode ser considerada como "verdadeira" ou não, ou seja, se há indícios de que foi feita por seres humanos ou por alguma ação desconhecida - como extraterrestres.
Além de medir a estrutura e fazer alguns testes para checar o nível de radiação e de pulsões eletromagnéticas, o pesquisador procurou por pegadas ou outros indícios que pudessem indicar ação humana no local. Luiz diz que não encontrou nada de anormal, no entanto, o nível de eletromagnetismo no centro do círculo estava mais alto. "Há uma interferência eletromagnética no círculo central. Celulares e outros aparelhos falham ou não funcionam lá", disse.
"O que me chamou a atenção é que o trigo está todo deitado, não quebrado ou amassado, e toda ela está deitada para a mesma direção. No ciclo central, o trigo está deitado formando uma espiral", conta o ufólogo.
A estimativa dos pesquisadores é que o desenho foi feito em cerca de 30 minutos. "Pessoas passam pela propriedade logo cedo para trabalhar. Ninguém tinha visto nada e, pouco depois, ela [marca gigante] surgiu", conta.
Quais são as teorias?
O pesquisador explica que há várias teorias para o que pode ter sido a causa do surgimento do agroglifo, mas esses desenhos estão sempre ligados a aparições de luzes no céu, não necessariamente por um Objeto Voador Não Identificado (OVNI).
"Pode ser OVNI, mas pode ser algum efeito eletromagnético, algum efeito de raios cósmicos ou descarga elétrica", diz o especialsita, que não descarta a possibilidade de agroglifos serem meios de comunicação de seres cósmicos.
"(...) para nós humanidade ou para supostas naves ou alguma forma de geoposicionamento. São várias teorias", explica o especialista em ufologia, que não sabe precisar qual material foi usado para os desenhos.
Mas há quem discorde das afirmações. Servidor da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sydney Kavalco é especialista em cereais de inverno e é enfático em sua opinião: as marcas devem ter sido feitas por grandes rolos compressores.
"Qualquer cultura pode ser amassada, mas a grande pergunta que fica é: por que que ali não tem um carreiro", analisa, indicando a falta de marcas que expliquem como alguém poderia ter levado um trator até o meio da plantação sem deixar rastros, por exemplo.
"Provavelmente foi uma ação humana a pé. Se pensar em um rolo de macarrão e aumentar o tamanho, você consegue carregar esse instrumento até a área e fazer a marcação", indica.