Congonhas: o que se sabe sobre acidente que causou atraso e cancelamento de voos no aeroporto
Causas de acidente envolvendo jato executivo ainda estão sendo apuradas; pneu de aeronave de pequeno porte estou durante pouso
A pista do Aeroporto de Congonhas ficou fechada até 22h18 do domingo, 9, após o pneu de um jato executivo estourar e a aeronave parar na taxiway, já ao lado da Avenida Washington Luís.
O acidente gerou atraso e cancelamento de voos. De acordo com informações do site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até 15h desta segunda, 10, 68 voos estavam em atraso e 53 foram cancelados. Esses últimos se somam a 116 voos partindo do Aeroporto de Congonhas e 117 chegando, que foram cancelados ainda no domingo.
Como foi o acidente?
O pneu do trem de pouso traseiro de um Learjet 75 prefixo PP-MIX estourou após o pouso, a aeronave saiu da pista e foi parar rente ao limite, já ao lado da Avenida Washington Luís.
A aeronave partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas. O jato só foi removido da pista por volta das 22h, quase nove horas depois do incidente. Congonhas funcionou até a 1h, segundo a Infraero - normalmente fecha às 23h.
Houve mortos ou feridos?
Cinco pessoas estavam a bordo, mas não ficaram feridas, segundo a Infraero.
Por que o pneu estourou e a aeronave foi parar na taxiway?
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apura as causas do incidente.
O Aeroporto de Congonhas é seguro?
De acordo com Bruno Libio, diretor de Segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas, após a reforma realizada durante o período de pandemia, a pista do aeroporto está mais segura e opera dentro de todas as especificações. Uma área de escape, chamada de Engineered Material Arresting System (EMA), foi construída na cabeceira da pista para dar mais segurança em caso de acidentes.
"O problema dessa aeronave é que ela perdeu a reta com o estouro do pneu e saiu da reta da área de escape", disse, no domingo, ao Estadão.
Com voos cancelados e atrasados, como está o aeroporto?
O Estadão visitou a unidade portuária na manhã desta segunda-feira e o saguão seguia lotado. Passageiros enfrentaram dificuldade para obter informações e embarcar. Muitas pessoas se aglomeram no check-in da GOL e da Latam.
Como saber se meu voo foi cancelado ou está atrasado?
É possível acompanhar a situação dos voos pelo site. https://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-de-sao-paulo-congonhas-deputado-freitas-nobre/voos-online/
A Gol sugere que os passageiros evitem ir ao aeroporto se o voo estiver entre os listados: G3 1214 CGH POA G3 1036 CGH SDU G3 1050 CGH SDU G3 1140 CGH CWB G3 1141 CWB CGHG3 2168 CGH SDU G3 1061 SDU CGH G3 1509 SDU VCP G3 1310 CGH CNF G3 2153 CNF CGH G3 1402 CGH BSB G3 1461 BSB CGH G31260 CGH FLN G3 1965 FLN CGH G31314 CGH CNF G3 2116 CGH GYN G3 1431 GYN CGH G3 1449 VCP CGH G3 2165 SDU CGH G3 1052 CGH SDU G31065 SDU CGH G3 2112 CGH CWB G3 1290 CGH POA G31492 CGHBYO G31493 BYOCGH G32115 FLNCGH G31044 CGHSDU G31047 SDUCGH G31035 SDUCGH G31058 CGHSDU G31557 NVTCGH G32115 FLNCGH G31282 CGHNVT G31048 CGHSDU G31153 SDUCGH G32100 CGHGYN G32101 GYNCGH G31556 CGHFLN G31559 FLNCGH G31560 CGHNVT G31593 NVTCGH G32072 SDUSSA G31210 CGHPOA G32053 POASDU G31059 SDUCGH G31211 POASDU G31544 CGHMCZ G31999 MCZBSB G31284 CGHNVT G31273 NVTCGH G31358 CGHVIX G31373 VIXCGH G31373 VIXCGH G31135 CWBCGH G31432 CGHGYN G31742 BSBGYN G31464 CGHBSB G31205 POACGH G32152 CGHCNF G31434 CGHGYN G31056 CGHSDU G3246 SDUFLN G31325 CNCGH G31964 CGHFLN G31317 CNFCGH G31285 CWBCGH G31308 CGHCNF G31226 CGHPOA G31887 POACNF G31612 CGHREC G31551 RECGH G32177 POACGH G31100 CGHCWB G31407 GYNCGH G31574 CGHSSA G31452 CGHBSB G31142 CGHCWB G31147 CWBCGH G31054 CGHSDU G31067 SDUCGH G32177 POACGH G31100 CGHCWB G31512 CGHBPS G31787 BPSBSB G31784 BSBCWB G32159 BSBCGH G32154 CGHVIX G32155 VIXCGH G31145 CWBCGH G31148 CGHCWB G31543 GIGCGH G32190 CGHNVT G32189 NVTCGH G31451 BSBCGH G31445 BSBCGH G31312 CGHCNF G31213 POACGH G31218 CGHPOA G32058 SDUNVT G31375 FLNCGH G31530 CGHFOR G32139 CNFCGH.
Para voos da Latam, a orientação é verificar o status do voo antes de sair para o aeroporto. A verificação pode ser feita pelo site da companhia, latam.com, ou no aplicativo da Latam, na opção "Minhas Viagens". A empresa recomenda que o passageiro só saia de casa se conseguir fazer o check-in on-line.
A Azul informou que suas operações no aeroporto está "praticamente normalizada". "Nesta segunda, ainda como reflexo da interdição de ontem, a empresa precisou cancelar os voos AD4131, AD2855 e AD4030 - ligando Congonhas ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro."
Posso cancelar ou remarcar meu voo?
Conforme o Procon-SP, após atraso maior de quatro horas, o consumidor tem direito a opções de reacomodação de voo, execução do serviço por outra modalidade de transporte ou o reembolso do valor total da passagem.
Os passageiros da Gol podem modificar as informações de seus voos pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante).
Quem tem voos da Latam marcados pode remarcar ou pedir o reembolso até o dia de hoje. O processo pode ser realizado pelo site da companhia em "Minhas Viagens" e, caso haja alguma dificuldade, também é possível entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).
São cobradas taxas para o cancelamento?
A Gol permite que os clientes posterguem ou cancelem suas viagens sem custo até dia 23, dependendo apenas da disponibilidade de voos. Com a Latam, é possível remarcar ou pedir o reembolso integral das passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária, mas as condições valem até o dia 10. Clientes da Azul poderão remarcar suas viagens até o dia 12 de outubro sem ônus, mediante disponibilidade dos voos e sem alterar aeroportos de origem e destino.
Se meu voo está atrasado, tenho direito a hospedagem e alimentação?
Juristas ouvidas pelo Estadão explicam que, segundo resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após atraso maior de uma hora, a companhia deve oferecer internet e telefone. Se o atraso for maior que duas horas, é preciso fornecer alimentação. Quando o atraso supera quatro horas, a companhia deve fornecer hospedagem, caso o passageiro precise pernoitar, além do translado de ida e volta do hotel para o aeroporto. Se o cliente for originário da cidade, por exemplo, é preciso oferecer translado do aeroporto para casa e da casa para o aeroporto, na data e horário remarcado.