Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conpresp abre estudo de tombamento de condomínio da Vila Mariana, em SP

Conjunto Residencial Santa Cruz foi construído nos anos 40 para abrigar trabalhadores do setor bancário e associados do IAPB

2 mai 2019 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários

O Conjunto Residencial Santa Cruz teve a abertura de estudo de tombamento aprovada na segunda-feira, 29, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Os predinhos datam dos anos 40 e ficam localizados na Rua José Brás de Queiroz, na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

Conjunto de prédios da Vila Mariana data dos anos 40
Conjunto de prédios da Vila Mariana data dos anos 40
Foto: Google Street View/Reprodução / Estadão

A decisão implica em um "tombamento provisório" dos imóveis enquanto é realizado o estudo. Após a conclusão, o levantamento é apresentado para o Conpresp, que precisará decidir pela preservação definitiva dos bens. Durante esse período, qualquer intervenção deverá ser previamente autorizada pelo conselho e analisada pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).

O condomínio é formado por 44 prédios de apartamentos de três andares e dois imóveis institucionais, todos projetos pelo engenheiro-arquiteto Marcial Fleury de Oliveira. Originalmente, o lote tinha outras três edificações. Parte dos imóveis já estava em estudo de tombamento desde 2016.

O conjunto é hoje conhecido também como Condomínio Santa Cruz. Segundo o conselho, os prédios foram erguidos para abrigar trabalhadores do setor bancário e associados do extinto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Bancários (IAPB). "(O condomínio) é testemunho de uma etapa de pensamento e prática da produção de moradia voltada aos trabalhadores urbanos, que teve lugar entre o final da década de 1930 e a primeira metade da década de 1960", diz resolução do Conpresp.

Conpresp abriu estudo de tombamento de condomínio da Vila Mariana
Conpresp abriu estudo de tombamento de condomínio da Vila Mariana
Foto: Google Street View/Reprodução / Estadão

A resolução do Conpresp destaca ainda "as qualidades urbana, ambiental e do projeto arquitetônico" do condomínio, "que se destaca na paisagem local pela originalidade e qualidade de sua implantação, associada ao urbanismo moderno".

Em abril, o conselho também aprovou a abertura do estudo de tombamento de um conjunto de sobrados da Vila Mariana, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves. A decisão ocorreu após um movimento de moradores contra a iminente demolição da vila.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade