Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Criança de 3 anos e pai estão entre as vítimas da queda de avião no interior de SP

Liz Ibba e Rafael dos Santos comemorariam o Dia dos Pais juntos

9 ago 2024 - 22h45
(atualizado em 10/8/2024 às 00h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Pai e filha viajavam juntos
Pai e filha viajavam juntos
Foto: Reprodução

A pequena Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, era uma dos 57 passageiros do voo da Voepass que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo. A criança viajava ao lado do pai, o programador Rafael Fernando dos Santos, de 41 anos. Os dois passariam o Dia dos Pais juntos.

Segundo informações do g1, Rafael tinha ido a Cascavel para buscar Liz. O intuito era comemorar o próximo domingo, 11, em Florianópolis. Os pais tinham guarda compartilhada.

A mãe de Liz, Adriana Ibba, não foi à viagem. Nas redes sociais, ela escreveu: “Dia frio e sem sorriso. Que Deus te proteja e te guarde. Nós te amamos”.

Rafael dos Santos fazia parte da equipe da Gerência de Sistemas de Informação, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Em nota, o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, lamentou a tragédia.

"Lamentamos profundamente a morte do nosso servidor Rafael, de sua filha Liz de 3 anos e de todas as vítimas. Rafael era um profissional dedicado e elogiado por todos os colegas. O momento é de profunda dor e comoção. Expressamos nossa solidariedade a todos os familiares e amigos", afirmou. O órgão decretou luto oficial de três dias.

Criança de 3 anos estava no voo com o pai
Criança de 3 anos estava no voo com o pai
Foto: Reprodução

O que aconteceu

Um avião com 61 pessoas a bordo caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira, 9. Inicialmente, a companhia aérea Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, tinha informado que havia 62 pessoas na aeronave, mas depois atualizou esse número. Confira a lista de passageiros divulgada pela empresa.

"A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local. Neste momento, a Voepass Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente", informou a empresa em nota.

"Lamentamos profundamente a tragédia ocorrida com a queda da aeronave. Os corpos das vítimas estão sendo levados para o IML de Campinas para os procedimentos legais", afirmou a Prefeitura de Vinhedo em comunicado.

Novas imagens detalham queda de avião com 61 pessoas a bordo em Vinhedo; não há sobreviventes:

O avião da Voepass Linhas Aéreas, antiga companhia Passaredo, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo 2283 tinha 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Conforme a Agência Nacional de Avião Civil (Anac), esse modelo de avião comporta até 68 passageiros.

Segundo informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até 13h20. "No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22".

Conforme apurado pelo Terra, registros do Flightradar, plataforma de monitoramento de aeronaves, mostram que o voo se manteve na altitude de cerca de 17 mil pés até por volta de 13h20. 

Equipes de resgate no local do acidente do avião da Voepass que caiu nesta sexta-feira, 9, em Vinhedo
Equipes de resgate no local do acidente do avião da Voepass que caiu nesta sexta-feira, 9, em Vinhedo
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Foi aí, então, que o avião fez uma curva brusca. Tudo foi muito rápido. Às 13h21, o voo foi de uma altitude de 17.200 pés para 10.025. Já às 13h22, o avião foi rapidamente de 9.475 para 4.100 pés, no último registro. Sendo assim, em um minuto, a aeronave despencou cerca de 13.100 pés, o equivalente a 3.992 metros.

Logo após o acidente, a Voepass Linhas Aéreas informou, por meio de nota, que ainda não há confirmação de como ocorreu o acidente. "A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores", disse, em comunicado.

"A aeronave decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização de voo", acrescentou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade