Script = https://s1.trrsf.com/update-1739211909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Defesa Civil prorroga alerta e mantém gabinete de crise para chuvas em SP; veja novas datas

Previsão de chuvas fortes obriga órgão estadual a manter mobilização para alagamentos, enchentes e deslizamentos em diversas regiões

28 jan 2025 - 20h51
Compartilhar
Exibir comentários

A Defesa Civil de São Paulo prorrogou o alerta preventivo para chuvas persistentes e volumosas até o próximo domingo, 4.

O órgão estadual também manteve o grupo de trabalho presencial que atua em emergências relacionadas às chuvas. A princípio, ele atuaria entre segunda e terça, dias 27 e 28.

Estragos provocados pela chuva na Rua Romeu Perrotti, na Vila Madalena, zona oeste, no dia 24; Defesa Civil mantém gabinete de crise até domingo, 4
Estragos provocados pela chuva na Rua Romeu Perrotti, na Vila Madalena, zona oeste, no dia 24; Defesa Civil mantém gabinete de crise até domingo, 4
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

"A continuidade das chuvas pode impactar o tráfego, a infraestrutura e a segurança da população em todo o estado", informou a Defesa Civil.

O fenômeno meteorológico que motivou a mobilização do gabinete de crise é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no estado de São Paulo, a partir desta quarta-feira, 29.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a ZCAS mantêm a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias.

O fenômeno eleva os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.

A Defesa Civil reforça a necessidade de que a população adote medidas de segurança e fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco. Entre as principais orientações estão:

  • Evitar transitar por locais alagados;
  • Monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo;
  • Manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes;
  • Buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos.
Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade