Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Deslizamento de terra em Taubaté, interior de SP, deixa três mortos

Das quatro pessoas atingidas pelo deslizamento, apenas um homem foi resgatado com vida; ele foi encaminhado ao hospital regional da cidade

27 dez 2024 - 20h35
(atualizado em 28/12/2024 às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Deslizamento de terra em Taubaté, interior de São Paulo, deixa quatro pessoas soterradas, segundo informações preliminares da Defesa Civil.
Deslizamento de terra em Taubaté, interior de São Paulo, deixa quatro pessoas soterradas, segundo informações preliminares da Defesa Civil.
Foto: Defesa Civil/Divulgação / Estadão

Três pessoas morreram e uma ficou ferida após serem soterradas durante um deslizamento de terra no bairro do Barreiro, em Taubaté, interior de São Paulo. O incidente aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27, com o desmoronamento atingindo a casa onde estavam as vítimas. A ocorrência, atendida pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, foi encerrada durante as primeiras horas deste sábado, 28. O homem resgatado com vida foi levado ao Hospital Regional de Taubaté, mas ainda não há informações detalhadas sobre seu estado de saúde.

O incidente aconteceu por volta das 16h40 da sexta. Sete viaturas do Corpo de Bombeiros de São Paulo foram enviadas ao local para atender a ocorrência.

O homem socorrido não teve a identidade informada. De acordo com a Defesa Civil, ele afirmou que no momento do deslizamento estava com mais três pessoas na residência — dois homens e uma mulher.

O deslizamento de terra foi provocado pelas fortes e constantes chuvas que caem no Estado de São Paulo desde quinta-feira, 26.

A cidade, que fica na região do Vale do Paraíba, encontra-se sob a influência de um extenso corredor de umidade, conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo a Defesa Civil de Taubaté, o município registrou um volume de chuvas de 64 mm nas últimas 12 horas.

Por conta do acúmulo de água, o solo encharcado acaba ficando mais vulnerável e suscetível à movimentação de terra, que pode ter contribuído para o deslizamento no Barreiro.

Ocorrências se espalham pelo Estado de SP

O Gabinete de Crise montado pelo governo do Estado contabiliza 19 municípios afetados por conta dos temporais. Até a noite desta sexta-feira, não foi confirmada nenhuma morte ou desaparecidos em decorrência das chuvas.

Entre as vítimas, foram registradas as quatro pessoas soterradas em Taubaté, e uma pessoa ferida, em Jundiaí. Ao todo, há 14 desalojados e cerca de 31,8 mil imóveis sem energia elétrica.

Uma morte foi registrada em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, mas a Defesa Civil diz que apura se a causa do óbito está relacionada às chuvas.

Cidades como Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Vinhedo, Morungaba e Santa Izabel também registraram deslizamentos entre última quinta e esta sexta-feira - em Francisco Morato, cinco casas foram atingidas, sem registro de vítimas.

Em Bertioga, no litoral paulista, um deslizamento provocou temporariamente e interdição da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), na quinta. A via foi liberada no final do dia. Na Grande São Paulo, tanto na capital como em Guarulhos, também foram identificados de pontos de alagamentos e quedas de árvores.

Na região de Campinas, no interior de São Paulo, o rio Atibaia transbordou e provocou o alagamento de parte da Rodovia Dom Pedro, na altura do km 122, em Valinhos. A via precisou se bloqueada nos dois sentidos, e os motoristas tiveram que desviar o caminho.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade