DF: Anac acompanha caso de avião que fez pouso de emergência
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou na noite desta sexta-feira que está acompanhando presencialmente a assistência aos passageiros do voo OC 6393, da empresa aérea Avianca, que foi obrigado a realizar um pouso de emergência nesta sexta-feira no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.
A aeronave vinha de Petrolina, em Pernambuco, e, pouco antes da aproximação, o piloto avisou à torre de controle que o trem de pouso dianteiro não estaria funcionando. A equipe do Corpo de Bombeiros do terminal foi acionada, mas não houve incêndio. Como o trem de pouso não funcionou, os bombeiros despejaram espuma na pista e o avião, um Fokker 100, rebatizado de MK-28 pela Avianca, teve que pousar de barriga.
Para garantir o cumprimento da Resolução n° 141/2010, que prevê a assistência material nos casos de atrasos e cancelamentos, os fiscais da Anac estão acompanhando o atendimento prestado pelas companhias aéreas que possam ter suas operações impactadas pela interdição de uma das pistas. A agência também monitora a desinterdição da pista e o processo de retirada da aeronave do local. Para os passageiros que ainda irão viajar nesta sexta-feira, a Anac pede para que eles dirijam-se normalmente para o aeroporto.
A agência afirma ainda que as investigações sobre as causas do ocorrido estão sendo realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, órgão que já está trabalhando no local.
Segundo a Avianca, o avião pousou com segurança às 17h42 e nenhum dos 44 passageiros e cinco tripulantes ficaram feridos.