Diretora é afastada por ensinar passos de funk com suposto teor sexual para crianças de creche no Rio
Servidora da creche municipal Luiza Barros de Sá Freire foi destituída de cargo após postar vídeo nas redes em que dança funk com crianças
A diretora da creche municipal Luiza Barros de Sá Freire, localizada em Costa Barros, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi afastada de suas funções na quarta-feira, 30, após postar um vídeo nas redes sociais em que dança funk com crianças. As informações são do jornal O Dia.
Fernanda Alvarenga foi afastada de seu cargo de diretora após a divulgação de vídeos nos quais ela aparece ensinando crianças entre 2 e 4 anos a realizarem passos de funk com músicas que podem ter conotações sexuais.
Nas imagens, que foram compartilhadas na rede social pessoal da diretora, é possível ver que ela reúne diferentes grupos de crianças para dançar. Em outro post feito por Fernanda, é possível ouvir o choro de uma criança enquanto a música de Mc Livinho está tocando.
Na legenda, Fernanda escreveu: "respeitem meu TikTok, que nem a Xuxa arrastava tanta criança assim". Em outra ocasião, ela se autodenomina a "rainha dos baixinhos da Shopee" e menciona que trabalha com pessoas que a idolatram.
O vídeo se espalhou por grupos de WhatsApp, provocando indignação entre os pais dos alunos por causa do teor das letras das músicas utilizadas pela diretora.
O que diz a Secretaria Municipal de Educação
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que não será aceita nenhuma utilização de música ou apresentação com conteúdo sexual dirigido a crianças em creches e escolas municipais da rede. A secretaria também comunicou que uma investigação está em curso para esclarecer o caso.
Pelas redes sociais, o secretário Renan Ferreirinha se manifestou sobre o ocorrido. "Eu fico indignado quando vejo algo assim. O projeto para a Educação do Rio é muito claro. Não toleramos que crianças sejam expostas a qualquer conteúdo inapropriado", diz ele.
"Criança tem que consumir conteúdo de criança", completa Ferreirinha.
Veja post
Nota na íntegra da Secretaria Municipal de Educação
"A Secretaria Municipal de Educação não tolera o uso de qualquer música ou apresentação com conotação sexual para crianças em creches e escolas municipais do Rio. Por este motivo, a diretora da unidade foi afastada do cargo e uma sindicância foi aberta para apurar o caso. A Secretaria seguirá conduzindo com o rigor necessário e não tolerará que nossas crianças sejam expostas a conteúdos impróprios de forma alguma."