Duas pessoas são presas por receptação de material furtado da CEEE Equatorial
Prisões aconteceram durante Operação Fios e Cabos da Secretaria de Segurança Pública, com apoio da distribuidora
Duas pessoas foram presas na quinta-feira (23) em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte do estado, por receptação qualificada de material furtado da CEEE Equatorial. As prisões foram resultado das operações Fios e Cabos realizados pela Secretaria de Segurança Pública do estado, com apoio de técnicos da distribuidora.
A operação aconteceu em quatro locais no município de Santo Antônio da Patrulha. Em dois deles foram encontrados 206 quilos de fios de cobre e cabos de propriedade da CEEE Equatorial. Duas pessoas foram presas pela polícia por receptação qualificada.
Na terça-feira (21) a fiscalização aconteceu no município de Torres. Em um dos quatro locais fiscalizados foram encontrados cabos condutores de alumínio identificados com o nome da CEEE Equatorial, além de ramais de ligação e cabos multiplexados. O proprietário do estabelecimento foi conduzido pela Polícia Civil até a delegacia, onde foi aberto um inquérito por receptação qualificada. Os materiais furtados foram devolvidos à distribuidora.
Prejuízo à população
O furto de cabos e outros materiais prejudicam o funcionamento da rede elétrica afetando o fornecimento de energia de clientes residenciais, estabelecimentos comerciais, hospitais, serviços essenciais e órgãos públicos. A população pode colaborar denunciando esse tipo de crime. Isso pode ser feito por meio do telefone 181, Disque Denúncia, da Secretaria de Segurança Pública ou por meio da ouvidoria da CEEE Equatorial no telefone 0800 642 4900.
O combate ao furto de energia e de materiais é priorizado pela distribuidora com inspeções rotineiras desde julho de 2021, quando o Grupo Equatorial Energia assumiu a gestão da companhia. Em 2024 foram realizadas mais de 30 ações de fiscalização para o combate de furto e receptação de material, que resultaram em 25 prisões.