Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em 6h, chove em SP quase metade da média histórica de todo o mês de janeiro

Temporal deixou cerca de 157 mil imóveis sem energia elétrica na Grande SP

24 jan 2025 - 19h18
(atualizado às 20h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Temporal em SP deixa carros submersos, estação do metrô ‘debaixo d´água’ e móveis boiando pelas ruas:

A cidade de São Paulo registrou um acumulado de 124 mm de chuva na tarde desta sexta-feira, 24, segundo dados registrados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e fornecidos pela Defesa Civil. O temporal gerou caos na cidade, com ruas e até o metrô alagados e deixando cerca de 157 mil imóveis sem energia.

O acumulado de chuva é referente às últimas seis horas. Para efeito de comparação, segundo o Inmet, a Normal Climatológica de 1991 a 2020 (média histórica) para o mês de janeiro é de 292,1 mm. Ou seja, o registrado nesta tarde representa 42% do esperado para o período mensal.

Durante o temporal, a maior rajada de vento registrada foi de 63 km/h, na estação Mirante de Santana, na zona norte, às 16h. 

Ao longo da tarde, o Corpo de Bombeiros registrou 20 chamados para enchentes ou inundações, três para desmoronamento ou desabamento e um para queda de árvores.

Por volta das 19h, o Centro de Gerenciamento da Capital marcou seis pontos de alagamentos intransitáveis ativos. Eles estão localizados nos bairros da Casa Verde (dois), Santana, Sé (dois) e Lapa. Um total de 32 pontos de alagamentos foram registrados durante o dia.

São Paulo registra mais de 140 mil imóveis sem energia elétrica após temporal, diz Enel:

Imagens assustadoras

São Paulo viveu uma tarde de caos nesta sexta-feira durante o forte temporal que atingiu a cidade. Imagens de ruas e até estações de metrô alagadas se espalharam pelas redes sociais com a velocidade que a água inundou partes da cidade.

Por conta da chuva, parte do teto do Shopping Center Norte, na zona norte, desabou. O temporal também provocou alagamentos dentro do metrô, como aconteceu na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul, também na zona norte.

O volume de chuva foi tanto que transformou várias vias em "rios". Imagens que circulam nas redes mostram a inundação no Beco do Batman, ponto turístico que fica na Vila Madalena, na zona oeste.

Riscos e orientações

Com o avanço da chuva, a Defesa Civil emitiu alerta severo para a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e transbordamento de rios e córregos. Para reduzir os impactos, orientou: 

  • Evitar ruas alagadas e correntezas;
  • Permanecer longe de redes elétricas e árvores;
  • Buscar abrigo em prédios e casas seguras;
  • Planejar deslocamentos para evitar vias bloqueadas.

Informações sobre o trânsito e vias interditadas podem ser consultadas pelo telefone 156 ou no site da CET.

Motoristas são vistos presos em ponto de alagamento no final do Viaduto Antártica, perto do cruzamento com a Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, após o temporal que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira, 24
Motoristas são vistos presos em ponto de alagamento no final do Viaduto Antártica, perto do cruzamento com a Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, após o temporal que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira, 24
Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade