Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em dia de paralisações, passeata em Marília interdita ruas da cidade

11 jul 2013 - 15h57
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários
As principais ruas do centro da cidade foram interditadas e o ato foi acompanhado pela PM durante todo o trajeto, até a concentração em frente à prefeitura
As principais ruas do centro da cidade foram interditadas e o ato foi acompanhado pela PM durante todo o trajeto, até a concentração em frente à prefeitura
Foto: Izabel Dias / Especial para Terra

Cerca de 250 pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram de uma passeata nesta quinta-feira pela manhã em Marília (SP), integrando o Dia Nacional de Luta, convocado pelas centrais sindicais. As principais ruas do centro da cidade foram interditadas e o ato foi acompanhado pela PM durante todo o trajeto, até a concentração em frente à prefeitura. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/">Greve Geral</a>

Em Marília nenhuma categoria de trabalhadores paralisou as atividades e o transporte público funcionou normalmente. A passeata reuniu representantes de diferentes categorias de trabalhadores como bancários, professores, servidores municipais, estudantes, aposentados e membros de movimentos socais.

Enquanto a passeata seguia pelas ruas do centro, funcionários do comércio paravam na porta para observar. “Acho válido continuarmos lutando porque os trabalhadores sofrem muito e têm muita coisa pra melhorar no Brasil”, disse a comerciária Ana Lúcia Rodrigues. 

O ato em Marília foi organizado pela Central Única de Trabalhadores (CUT) junto com sindicatos de várias categorias. Com cartazes e faixas e um carro de som, os manifestantes reivindicaram o fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais sem redução de salário, fim dos leilões do petróleo, reajuste digno aos aposentados e punição exemplar dos atos de corrupção.

Os manifestantes finalizaram o ato abrindo o microfone no carro de som em frente ao prédio da prefeitura para que os participantes falassem da pauta de reivindicações. Hoje é ponto facultativo na cidade em comemoração ao Dia de São Bento, padroeiro de Marília, e as repartições públicas municipais estão fechadas. 

No próximo dia 20 acontece em Marília a Marcha da Cidadania, com uma pauta de reivindicações municipais e nacionais. 

Greve geral
Milhões de trabalhadores prometem cruzar os braços e paralisar serviços fundamentais como bancos, indústria, obras, transporte público e construção civil em várias cidades. Entre as entidades que aderiram a paralisação nacional estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Chamado pelos sindicatos de greve geral, o movimento - que pegou carona na onda de protestos que atingiu diversas cidades brasileiras em junho - é o quarto desse tipo em 190 anos, desde a Independência (7 de setembro de 1822). Em 2013, a novidade é a unificação dos sindicatos e movimentos sociais em uma pauta que cobra o avanço do Brasil. 

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade