ES: piloto suíço morre em competição mundial de parapente; outro atleta é resgatado
A competição aconteceu nesta quarta-feira, 22, em Castelo, no Espírito Santo
Um atleta suíço morreu durante a Copa do Mundo de Parapente, disputada em Castelo, no interior de Espírito Santo, na quarta-feira, 22. Outro atleta também se acidentou, mas foi resgatado com vida.
De acordo com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Secretaria da Casa Militar, a equipe de resgate foi acionada às 11h50 pelo Corpo de Bombeiros para buscar pelo parapentista suíço Dan Morant, de 35 anos.
O piloto se acidentou em um local de difícil acesso, após saltar da Rampa de Ubá, na região de Patrimônio do Ouro. Ainda não se sabe o motivo da queda e o atleta foi encontrado morto no local, com ferimentos generalizados graves.
Ele caiu próximo a um paredão rochoso que impediu a aproximação da aeronave de resgate, sendo um voo de extremo risco. Por isso, a retirada do corpo de deu pelos bombeiros, por acesso terrestre.
Enquanto as equipes atuavam na operação de retirada do corpo do suíço, outro competidor se acidentou e acionou ajuda. Jesus Costa Sanchez, espanhol de 45 anos, também estava em um local de difícil acesso, mas foi possível retirá-lo do local com auxílio de um cesco ligado ao helicóptero. Ele não apresentou ferimentos.
Campeonato
A Copa Mundial de Parapente se manifestou pelas redes sociais, emitindo uma nota de pesar pela morte do parapentista suíço. De acordo com a organização, Dan Morand era um dos jovens pilotos mais populares da categoria.