Esposa e duas filhas de ex-presidente da Funai morrem em acidente entre carro e carreta
Vítimas eram familiares de Sydney Possuelo; neto dele também estava no carro e sobreviveu
A esposa e as duas filhas do sertanista e ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Sydney Possuelo, morreram em um acidente envolvendo uma carreta e um carro na BR-020, próximo a cidade de Formosa, em Goiás, na tarde desta terça-feira, 5. O neto dele, de 10 anos, também estava com as vítimas, mas sobreviveu. A Funai postou uma nota lamentando o ocorrido.
Segundo o Corpo de Bombeiros informou ao Terra, os automóveis colidiram frontalmente. Os veículos envolvidos no acidente eram uma Carreta Scania que transportava carga de algodão, conduzida por um homem de 34 anos, e um Suzuki Grand Vitara 2WD, de cor marrom, conduzido por uma das filhas de Possuelo, de 47 anos, que tinha mais três passageiros a bordo.
Segundo informações do condutor da carreta, os veículos trafegavam em direções opostas na BR-020, com a carreta seguindo em direção ao município de Formosa, enquanto o carro se dirigia ao Estado da Bahia.
Após a colisão, a condutora do carro foi arremessada para fora do veículo, enquanto a esposa e a outra filha do ex-presidente da Funai ficaram presas nas ferragens. No local, a Guarnição de Salvamento dos Bombeiros isolou e sinalizou a área para garantir a segurança da equipe e evitar novos acidentes.
As vítimas foram resgatadas, no entanto, as três mulheres que estavam no carro não resistiram. Segundo os bombeiros, a condutora foi encontrada a aproximadamente três metros do carro com múltiplas fraturas e sem sinais vitais. A passageira dianteira, de 64 anos, ficou presa nas ferragens e também não resistiu às lesões. A terceira vítima, a passageira traseira, também ficou presa nas ferragens e não sobreviveu.
As vítimas foram:
- •Rosita Mascarenhas Watkins, de 64 anos
- •Karla Mascarenhas Watkins
- •Michelle Mascarenhas Watkins
O único sobrevivente do veículo de passeio foi o neto de Possuelo, de 10 anos, que estava no banco traseiro direito do carro. Ele estava consciente, orientado e não apresentava lesões graves aparentes. A criança foi atendida e transportada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formosa.
Já o condutor da carreta não apresentava lesões que exigissem hospitalização imediata. Ele foi atendido no local e recusou o transporte para uma unidade de saúde, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
A Polícia Técnico-Científica realizou perícia no local e os corpos das vítimas fatais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). Em seguida, a pista foi limpa devido à quantidade de óleo derramado no local.
Funai lamentou ocorrido
A Funai foi a público manifestar imenso pesar diante do falecimento da esposa e das duas filhas de Possuelo. Para Joenia Wapichana, presidenta da Funai, a perda de Rosita é inestimável. “Rosita era amiga de todos. Recebeu a gente na casa dela com amigos. Tinha a consideração de me ligar perguntando se eu estava bem, e dizia que podia contar com eles. Sempre foi muito atenciosa e solidária”.
Rosita esteve com Joenia, pela última vez, em 28 de julho de 2023, em um evento convocado pelo Cacique Raoni Metuktire, na Aldeia Piaraçu (MT), em que ocorreu o anúncio da aprovação dos estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena (TI) Kapôt Nhĩnore, localizada nos estados do Pará e Mato Grosso. Intitulado “Chamado de Raoni”, o evento buscou promover a defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil, buscando estabelecer uma plataforma unificada de reivindicações em defesa de seus direitos territoriais, culturais e ambientais.
Em junho de 2023, Rosita também esteve na sede da Funai, em Brasília, acompanhada de Sydney Possuelo e da atriz Lucélia Santos, numa visita de cortesia. Na ocasião, foram recebidos pela assessora Parlamentar, Ana Paula Sabino, e pela Assessora de Acompanhamento de Estudos e Pesquisas, Maial Kaiapó.
"A Funai lamenta profundamente a perda e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas diante dessa tragédia", escreveu.