Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estrada da Graciosa ganha data comemorativa em Curitiba e outras seis cidades próximas

Que a Estrada da Graciosa é uma das mais bonitas do Brasil, todo mundo concorda, né? Foi por isso que... Estrada da Graciosa ganha data comemorativa em Curitiba e outras seis cidades próximas foi publicado primeiro em Banda B.

30 abr 2024 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

Que a Estrada da Graciosa é uma das mais bonitas do Brasil, todo mundo concorda, né? Foi por isso que o tradicional ponto turístico do Paraná, patrimônio histórico e cultural do Estado, ganhou data comemorativa em sete municípios paranaenses. A data é o dia 20 de julho, quando foi concluída a estrada, em 1873.

Foto: José Fernando Ogura/ANPr. / Banda B

Para marcar os 150 anos da Graciosa, comemorados em 2023, Curitiba, Antonina, Morretes, Campina Grande do Sul, Colombo, Pinhais e Quatro Barras aprovaram leis fixando a data comemorativa. Em Curitiba, é a Lei 16310/2024, sancionada pelo prefeito Rafael Greca, que fixa o dia oficial da bucólica via de pedras.

"A Estrada da Graciosa, com seus aspectos naturais, está revestida de importância econômica, cultural e turística. Inaugurada oficialmente em 1873, sua história remete à chegada dos colonizadores ao nosso Estado"

comentou o prefeito Rafael Greca.

O secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho, disse que houve uma articulação conjunta com os municípios próximos para que se envolvessem.

"Buscamos essa articulação e nossos vizinhos gostaram da ideia, pois é muito importante valorizarmos nossa história. A pedido do prefeito Rafael Greca foi feita uma pesquisa bibliográfica com o levantamento das informações históricas, o que subsidiou as câmaras municipais para a aprovação das leis"

relatou o secretário.

Estrada da Graciosa

O trecho paranaense da Serra do Mar abriga as maiores elevações do centro-sul do Brasil, como o Pico do Paraná, com quase dois mil metros de altitude. Essa cadeia montanhosa foi o grande obstáculo entre o Litoral e o planalto paranaense. Os indígenas utilizavam diversas trilhas para cruzar a Serra do Mar, e esses caminhos na Mata Atlântica eram usados em tempos de colheita do pinhão. A Graciosa era uma dessas trilhas, embora ainda não tivesse esse nome.

No século XVII, colonizadores e jesuítas se estabeleceram no Paraná e o então chamado Caminho da Graciosa tornou-se uma via essencial para o transporte de mercadorias entre Curitiba e as cidades litorâneas. A estrada era uma popular rota de tropeiros e foi considerada o caminho mais seguro para o transporte de cargas pesadas.

Somente em 1854, após a emancipação da Província do Paraná, o imperador Dom Pedro II autorizou a construção de uma estrada estadual ligando Curitiba a Antonina. O Caminho da Graciosa serviu de guia para a nova obra, concluída somente em 1873.

Foto: José Fernando Ogura/ANPr. / Banda B

Estrada da Graciosa ganha data comemorativa em Curitiba e outras seis cidades próximas foi publicado primeiro em Banda B.

Banda B
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade