Exército simula ocupar Sabesp em ação de "garantia da ordem"
Companhia diz que operação é "atividade regular", mas não responde se há temor de revolta por conta da crise da água
Cerca de 100 militares do Exército brasileiro realizam nesta quarta-feira uma simulação de ocupação na sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Pinheiros, na zona oeste da capital.
Questionada se o exercício está relacionado a eventual necessidade de ocupação das instalações em um momento de revoltas populares devido à crise da água, a Sabesp não respondeu. Em nota, a companhia disse apenas que a operação é uma “atividade regular“.
Siga o Terra Notícias no Twitter
“O exercício faz parte de um simulado de segurança das instalações e tem como finalidade salvaguardar toda a área. Essa é atividade regular realizada pelo Exército em locais considerados de importância estratégica”, informou a Sabesp. Questionada, a companhia também não respondeu se já recebeu esse tipo de operação antes.
De acordo com o Comando Militar do Sudeste, o objetivo do exercício, batizado de “Anhanguera”, é o “adestramento em operações de garantia da lei e da ordem”. “O exercício em questão visa capacitar a tropa na proteção de infraestruturas estratégicas, tais como: torres de telecomunicações, subestações de abastecimento de água e de energia elétrica”, diz a nota enviada à imprensa.
O Exército informou ainda que a simulação faz parte do “planejamento normal do ano de instrução” e está prevista no “Programa de Instrução Militar do Exército Brasileiro”.