Facção negociou apoio político em troca de contratos públicos no RS, aponta operação
Ação conjunta do MPRS e Polícia Civil cumpre 41 mandados e apreende bens avaliados em milhões
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em parceria com a Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a "Operação Confraria". A investigação identificou um esquema em que uma facção criminosa teria negociado apoio político em troca de contratos fraudulentos com órgãos públicos no município de Parobé, no Vale do Paranhana.
Durante a operação, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão, incluindo ações no Poder Executivo local, residências, escritórios e empresas. Documentos, equipamentos eletrônicos, 59 veículos e 33 imóveis foram apreendidos, além do bloqueio de bens e valores. As ordens judiciais foram emitidas pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
As investigações apontam que empresas fictícias ou sem estrutura, ligadas aos membros da facção, foram favorecidas em contratações públicas em troca de apoio eleitoral. O esquema também envolvia fraudes licitatórias, como dispensas irregulares de licitação e direcionamento de contratos, conectando três núcleos de pessoas e empresas relacionadas a agentes públicos. A prática incluía lavagem de dinheiro, com branqueamento de capitais provenientes do esquema criminoso.
A operação foi conduzida pela promotora de Justiça Letícia Elsner Pacheco e pelo delegado Filipe Bringhenti, sob a supervisão do procurador de Justiça Fábio Costa Pereira e do delegado Cassiano Cabral. Participaram ainda outras autoridades, como as promotoras Karina Bussmann e Mariana de Azambuja Pires, e o promotor Heitor Stolf Junior, além de delegados e policiais do DEIC. Ao todo, a ação mobilizou cerca de 120 policiais civis e 30 servidores do Ministério Público.
As investigações continuam, buscando aprofundar as conexões entre a facção, agentes públicos e empresas envolvidas.