Falha em sistema nacional causa apagão em diversos municípios
Uma falha no Sistema Interligado Nacional afetou o fornecimento de energia em diversos municípios dos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Tocantins, na região Norte, na tarde desta terça-feira. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema interrompeu o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.
Para evitar a propagação do evento, houve o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema. A falha aconteceu às 14h03. O ONS afirma que às 14h41 a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada.
Sudeste
A Light, concessionária de energia o Rio de Janeiro, afirmou que o apagão atingiu parte da capital fluminense e região metropolitana, deixando 600 mil pessoas sem luz. O Operador Nacional do Sistema olicitou o desligamento de 17 subestações da Light.
No Estado de São Paulo, as cidades de Vargem Grande Paulista, Embu, Diadema e Cotia, além de bairros da capital paulista, foram impactados. A AES Eletropaulo recebeu a autorização do ONS para religar os clientes, que foram normalizados às 14h58.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a falta de energia elétrica deixou semáforos em cruzamentos das regiões oeste, sul e leste de São Paulo apagados. Às 15h40, havia 27 ocorrências confirmadas de semáforos desligados.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que, no Estado, 230 mil pessoas foram afetadas por 56 minutos. Foram atingindos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, das regiões leste, oeste, sul e triângulo mineiro. O problema começou às 14h02, e, às 14h58, todos as áreas já tinham tido a energia restabelecida.
No Espírito Santo, a concessionária EDP Escelsa informou que ainda apura as regiões que foram afetadas pela falta de energia no Estado.
Sul
No Rio Grande do Sul, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), informou que parte da região de sua cobertura ficou sem energia elétrica, mas que o problema foi contornado e o abastecimento foi normalizado por volta das 16h. Foram atingidos parcialmente 10 municípios da área de concessão da empresa. Houve desabastecimento parcial nos municípios de Alvorada, Bagé, Canguçu, Dom Pedrito, Guaíba, Mostardas, Pelotas, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Viamão, atingindo, no total, 140 mil clientes da concessionária.
A Rio Grande Energia (RGE) registrou corte de energia elétrica por volta das 14h em 11 municípios do EStado: Lagoa Vermelha, Bento Gonçalves, Gaurama, Sarandi, Parobé, Gravataí, Horizontina, Santa Rosa, Feliz, Nova Petrópolis e Não-Me-Toque. O abastecimento voltou por volta das 15h40.
No Paraná, a concessionária Copel informou que, por causa do problema no ONS, foram desligados preventivamente, às 14h02, 548 mil consumidores no Estado. Isso representa 13% dos 4,1 milhões de consumidores atendidos pela empresa. Todos os clientes tiveram a energia restabelecida às 15h38.
Em Santa Catarina, segundo a Celesc, foram desligados, para segurança operativa do sistema elétrico, cerca de 520 megawatts, o que representa em torno de 13% da demanda da concessionária no momento da ocorrência. O desligamento afetou aproximadamente 315 mil unidades consumidoras em todo o território catarinense, o que representa 13% do total de unidades atendidas na área de concessão da Celesc.
Centro-Oeste
Em Goiás, a Companhia Energética de Goiás (Celg) informou que algumas regiões do Estado foram afetadas pelo apagão. Por volta das 17h, o abastecimento já havia sido normalizado. A empresa ainda não tinha um balanço do número de consumidores atingidos.
No Mato Grosso, a Cemat confirmou que a interrupção de energia que afetou parte da Grande Cuiabá e cidades do norte. Segundo a empresa, no início, foram desligados dois transformadores em Cuiabá, em subestações diferentes – um na subestação Cidade Alta e outro na subestação Barro Duro. A energia também foi interrompida nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás. A interrupção começou às 13h03 (horário local) e atingiu 111 mil unidades consumidoras. O abastecimento foi normalizado às 14h39 (horário local).
No Mato Grosso do Sul, a concessionária Enersul, responsável pelo abastecimento de 74 dos 79 municípios do Estado, informou que o corte de energia atingiu 14% dos clientes. Segundo a empresa, foi necessário desligar o fornecimento em seis cidades: Miranda, Bonito, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Anastácio e 4% da capital Campo Grande. O abastecimento, que foi cortado às 13h03 (horário local), voltou totalmente às 14h57 (horário local).
Tocantins
No Tocantins, segundo a Celtins, o problema no ONS causou falta de energia nas regiões centro, sul e sudeste do Estado das 13h03 às 13h07 (horário local). Foram afetados 362 mil unidades consumidoras em 95 municípios.