Falta de luz atinge parte de São Paulo e complica trânsito
Parte da cidade de São Paulo ficou sem energia elétrica na tarde desta terça-feira, atrapalhando o trânsito nas regiões atingidas. Segundo a Eletropaulo, companhia responsável pela prestação do serviço, o problema que gerou a queda, por volta das 15h15, foi na transmissão da eletricidade, que é feita pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).
Segundo nota da CTEEP, às 15h11 um dos três transformadores de 345/88 kV na subestação Bandeirantes, localizada na região sul da capital paulista, apresentou falha, "o que levou à atuação de seu sistema de proteção e, como consequência, desligaram-se os outros dois transformadores".
A companhia afirmou ainda que colocou os outros dois transformadores em operação, às 15h21, para o restabelecimento de energia. Às 16h40, houve um novo desligamento de dois transformadores por sobrecarga. O funcionamento foi retomado cinco minutos depois.
As regiões atingidas foram avenida Paulista, Brigadeiro, 13 de Maio e imediações e parte da zona sul, como Vila Olímpia, Itaim Bibi, além de bairros na zona oeste, como Leopoldina, Perdizes e Pinheiros.
Segundo a CTEEP, a transmissão foi completamente reestabelecida por volta das 16h45. Desta forma, de acordo com a Eletropaulo, o fornecimento de energia foi normalizado automaticamente. Às 18h, não havia registro de pontos sem energia elétrica na capital paulista. A CTEEP analisa as causas do desligamento.
Transtornos
Como consequência da queda de eletricidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava no início da noite 17 semáforos apagados e 11 em amarelo intermitente, além de três pontos sem energia elétrica. Por volta das 20h15, 25 semáforos continuavam fora de funcionamento. A zona sul, uma das mais atingidas, chegou a apresentar 40 km de lentidão, enquanto, na zona oeste, o congestionamento chegou a 28 km, em decorrência do blecaute.
No Aeroporto de Congonhas, também houve falta de luz e o local ficou das 15h12 às 15h23 funcionando por meio de geradores de energia. A situação já foi normalizada.
A concessionária Ecovias informou que os 11 túneis da rodovia Imigrantes no sentido São Paulo ficaram às escuras das 17h às 17h55. Conforme a empresa, o motivo da falta de luz foi uma oscilação no fornecimento de energia, mas não há confirmação de que a ocorrência está relacionada com o problema na capital.
De acordo com a CTEEP, houve falta de luz também em Santos, no litoral paulista, mas a ocorrência não teve ligação, segundo a companhia, com a interrupção do serviço na capital paulista.
Em Guarulhos, houve falta de luz das 13h às 15h28 nos bairros Jardim Zaíra, Vila Santo Antonio, Jardim Bebedouro e parte do Parque Renato Maia, Jardim Tranquilidade, Vila São Rafael, Gopouva, Jardim Maria Helena e Vila Lanzara e parte da Vila Progresso, segundo a concessionária EDP Bandeirante. A empresa informou que a interrupção no serviço aconteceu devido a uma falha na rede elétrica e que não tem relação com o problema na capital paulista.
Apagão no Nordeste
Na madrugada de sexta-feira passado, faltou luz em sete Estados do Nordeste, devido a um defeito no componente eletrônico denominado cartela que acionou o sistema de proteção da linha de transmissão que liga as usinas de Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE), à de Sobradinho (BA), às 0h08. Dessa maneira, ocorreu o apagão, segundo afirmou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), por meio de nota.
Em sequência, às 0h21, houve o desligamento em Luiz Gonzaga. Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará foram afetados com interrupção de energia. A luz foi restabelecida plenamente às 4h37. A recomposição das cargas começou às 1h10 em Fortaleza, 2h05 em Aracaju e Salvador, 2h15 em Recife, 2h25 em João Pessoa, 3h35 em Maceió e 4h10 em Natal.
Terra
Colaboraram com esta notícia os internautas Flavio Zerillo, Thiago Sobral e Paulo Colacino, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.