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Família procura restos mortais de idosa desaparecidos em cemitério de Santa Maria

Túmulo foi exumado por engano e usado para outro sepultamento

7 ago 2024 - 11h31
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Uma família está em busca dos restos mortais de Eloci Ribeiro Rodrigues, uma idosa que desapareceu do Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. De acordo com a família, o túmulo de Eloci foi exumado por engano e o espaço utilizado para o sepultamento de outra pessoa. O incidente foi descoberto em abril, quando os familiares visitaram o local e encontraram uma nova sepultura no lugar da antiga.

Foto: Reprodução / Google Maps / Porto Alegre 24 horas

Eloci faleceu em 4 de abril de 2022, e seus filhos alugaram um túmulo no cemitério por três anos. Em janeiro de 2024, as filhas de Eloci atualizaram a responsabilidade pelo túmulo, que estava registrado até abril de 2025. No entanto, ao retornar ao cemitério em abril deste ano, o filho de Eloci encontrou uma placa com o nome e foto de outra pessoa no local da sepultura de sua mãe.

A família contatou a administração do cemitério, mas não obteve respostas claras sobre o ocorrido. Eles registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em 25 de abril, e o caso foi encaminhado à 3ª Delegacia de Polícia (3ª DP). Além disso, procuraram a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, onde foram recebidos pelo secretário Wagner Oliveira da Rosa. O secretário confirmou a exumação equivocada, mas não deu mais retorno aos familiares, que agora estão buscando respostas legais.

Em julho, a família contratou o advogado Antônio Carlos Porto e Silva para entrar com uma ação de danos morais contra o município de Santa Maria. Carla Ribeiro Rodrigues, uma das filhas, expressou seu desespero, afirmando que não sabe para onde os restos mortais de sua mãe foram levados nem se a outra família está ciente da situação. Ela destacou a dor de não ter um local para visitar sua mãe no Dia das Mães e pediu esclarecimentos sobre o paradeiro dos restos mortais.

O que diz a prefeitura

"A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos manteve contato com as partes envolvidas para solucionar e informar sobre a situação. Além disso, mantém revisado e atualizado os processos de exumação e sepultamento, executados por empresa terceirizada. A prefeitura reitera seu compromisso com os familiares envolvidos e atua para desfazer o equívoco", diz a prefeitura.

Além disso, é importante que a reclamação seja registrada junto à Ouvidoria. Questionada sobre o fato, Carla afirma que havia seguido essa orientação e registrado o fato em maio deste ano, ação que foi negada pelo município, afirmando que não há registro no sistema. Em uma nova resposta sobre o caso, o munícipio informou que uma reclamação foi registrada somente na noite do dia 12 de julho deste ano.

Já em um terceiro posicionamento sobre o caso, enviado nesta terça-feira (6), a prefeitura afirmou que pretende "reverter o equívoco nos próximos dias":

"A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), esclarece que o objetivo, já tratado com as partes interessadas e com a administração municipal da cidade onde está a ossada, é reverter o equívoco nos próximos dias para que cada família retome a posse dos restos mortais de sua ente o mais breve possível."

Com informações Diário de Santa Maria

Porto Alegre 24 horas
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