Filho de vereadora é morto em ensaio técnico de Carnaval
Crime ocorreu durante uma discussão, quando a vítima estava no camarote do Sambão do Povo em Vitória (ES)
O jovem Pedro Henrique Crizanto, de 20 anos, morreu com um tiro na cabeça na noite desta quarta-feira, 1º, durante o ensaio técnico das escola de samba do Carnaval de Vitória, no Espírito Santo. O rapaz é filho da vereadora de Vila Velha Patrícia Crizanto (PSB).
Segundo a polícia divulgou ao telejornal ESTV 1ª edição, da TV Gazeta, afiliada à Rede Globo na região, Pedro estava com amigos e parentes no camarote do Sambão do Povo durante o ensaio técnico da agremiação Mocidade Unida da Glória (MUG).
Quando a escola de samba aquecia a bateria para entrar na avenida, o grupo em que Pedro estava se envolveu em uma confusão com outro grupo de pessoas. Esse segundo grupo, segundo a polícia, tinha suspeitos ligados ao tráfico de drogas da região e um deles sacou a arma e atirou na cabeça do jovem.
Um vídeo exibido pelo telejornal mostra Pedro correndo e descendo as escadas do camarote. Neste momento, um homem aparece gritando "chama a polícia". Outras imagens mostram a vítima no meio da confusão e depois caindo, momento em que teria sido alvejada na cabeça. Após o crime, os foliões foram embora e o ensaio foi cancelado.
Ainda segundo a polícia, a vítima tentava defender um amigo que estava envolvido na discussão. "O Pedro Henrique não tem nenhuma passagem policial. Trata-se de um jovem de 20 anos, que tinha um futuro pela frente, que foi se divertir e acabou perdendo a vida", afirmou o delegado Marcelo Cavalcanti ao ESTV 1ª edição. A autoridade policial já ouviu testemunhas e trabalha para prender os suspeitos pelo crime.
Por meio de nota enviada ao Terra, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) afirmou que a Guarda Municipal foi acionada para ocorrência e que em menos de dois minutos os agentes chegaram ao local.
Informou, ainda, que, em virtude dos ensaios técnicos no Sambão do Povo, o patrulhamento no local foi ampliado e intensificado. Segundo a pasta, as viaturas estão estrategicamente posicionadas no início e no final do Sambão.
"Além disso, agentes da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) fazem o patrulhamento preventivo no entorno da passarela do samba", acrescentou a Semsu.
Ao Terra, a Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória. Até o momento nenhum suspeito foi detido e detalhes da investigação não serão divulgados, por enquanto.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
A Polícia Civil destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.
Vereadora diz esperar por justiça
Nas redes sociais, a vereadora Patrícia Crizanto confirmou a morte do filho e disse esperar por justiça. "Pedro era um filho muito amado, trabalhador, extremamente respeitoso e muito carinhoso com todos. Para nós não há o que falar neste momento, apenas viver a dor e esperar por justiça", escreveu ela.
O velório do jovem acontece na Igreja Assembleia de Deus de São Torquato, localizada na Praça Getúlio Vargas, a partir das 15h desta quinta, 2, até às 8h desta sexta, 3. O sepultamento será no Cemitério Parque da Paz de Cariacica, às 10h, reservado apenas à família.