Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filhotes de tartaruga invadem calçadão em orla de Salvador após requalificação; veja vídeo

Moradores dos bairros de Stella Maris e Praia do Flamengo denunciam a interferência ambiental causada pelas obras

20 abr 2023 - 21h27
(atualizado às 22h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma tartaruga foi vista dentro de um copo plástico, na praia de Stella Maris
Uma tartaruga foi vista dentro de um copo plástico, na praia de Stella Maris
Foto: Reprodução/Instagram/@binhonogueira

Um morador do bairro de Stella Maris, em Salvador, resgatou 14 filhotes de tartaruga que tinham se perdido do seu caminho para o mar. Em vídeo, Binho Nogueira registrou o momento em que encontra oito delas, na noite de terça-feira, 18, enquanto caminhava na orla que foi requalificada recentemente.

Binho compartilhou a situação nas redes sociais e denunciou que a desorientação nos filhotes foi causada pela iluminação da nova orla e pelos condomínios da região terem instalado refletores nas fachadas. "[As luzes] confundem as tartarugas que são guiadas para o mar através da luz da lua", escreveu Binho.

A bióloga e moradora da Praia do Flamengo, bairro seguinte a Stella Maris, Débora Bluhu explica que a região é mapeada como área de desova de tartarugas desde a década de 1990. "Vai desde a praia de Itapuã, em Salvador, até o Estado de Sergipe", diz. As novas construções próximas à praia, porém, estão afetando esse processo natural.

"Depois que foi feita a obra da orla no trecho de Stella Maris, foi retirado muito da vegetação, que, de alguma forma, também diminuia a intensidade de luz na praia. Uma vez que foi retirada essa vegetação, expôs muita luminosidade", afirma Débora.

Além disso, a bióloga reafirma que a obra, por si só, já trouxe um impacto com a instalação de iluminação artificial próxima à praia. "Acredito que também um pouco excessiva", enfatiza Débora.

Ela faz parte de um grupo de moradores que é contra a obra de revitalização da orla. O grupo reuniu 1.452 assinaturas em um abaixo-assinado e entrou com um pedido no Ministério Público da Bahia e na Prefeitura de Salvador contra a continuidade das obras.

O Terra tentou contato com a prefeitura, mas, até o momento desta publicação, não obteve resposta.

Projeto Tamar

Após a viralização do vídeo feito por Binho Nogueira, o Projeto Tamar, que atua na conservação marinha, comentou sobre o assunto. Em nota, o Tamar informou que está "monitorando os pontos de iluminação na área" e está "em contato com a Prefeitura de Salvador para adequação quando necessário".

O comunicado disse ainda que vai passar a monitorar com "maior cuidado" a região onde foi feito o vídeo. E reforçou que a fotopoluição deve ser combatida por todos.

"Contribua com as tartarugas e ilumine somente o necessário. Procure usar luz com cores quentes (amarelo ou âmbar) e de baixa intensidade. Use anteparos e reposicione os holofotes sempre que possível. Uma boa medida para saber se a luz está adequada é observar a praia: se você consegue ver sombra na praia, é porque tem luz demais", diz a nota.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade