Florianópolis: veja o que abre e o que fecha no Carnaval
A capital catarinense modificou o horário de funcionamento de alguns dos serviços básicos no feriado de Carnaval e nos dias que antecedem a folia. Veja abaixo o que abre e fecha em Florianópolis neste Carnaval:
Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte (em Canasvieiras) e Sul (no Rio Tavares), funcionam 24 horas durante todo o Carnaval, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Devido ao surto de dengue no estado, será mantido o plantão da Vigilância em Saúde. Os postos municipais fecham e só voltam a reabrir na quarta-feira de Cinzas, após as 13 horas.
Lixo
A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) vai efetuar a coleta convencional e seletiva de resíduos domiciliares normalmente durante a folia. A única exceção é na terça-feira de Carnaval, quando não haverá coleta seletiva em toda a cidade nem coleta convencional nos roteiros do Centro e nos bairros do Continente, do Maciço do Morro da Cruz, na Trindade, no Pantanal, na Carvoeira, no Saco dos Limões e nas servidões da Costeira e do Itacorubi.
A expectativa da Comcap é de que no Carnaval 2015 seja recolhido em torno de 70 toneladas de lixo referente às festas. Um contingente de 300 funcionários irão se revezar na limpeza e apenas no sábado, dia de maior concentração devido ao Bloco dos Sujos e desfile das escolas de samba, 79 pessoas vão trabalhar na limpeza de vias públicas.
Ônibus
O transporte coletivo de Florianópolis manterá um serviço diferenciado entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Horários especiais nas madrugadas foram criados para atender aos foliões.
Apenas na terça-feira de Carnaval (17), os ônibus irão circular com os horários de domingo.
Escolas
As escolas voltam a funcionar apenas na quinta-feira, tanto na rede pública quanto estadual.
Bancos
De acordo com a Febraban, as agências bancárias retomam suas atividades na quarta-feira de Cinzas, após o meio-dia.
Órgãos Públicos
Com ponto facultativo decretado, as repartições públicas fecham na segunda e terça-feira. Serviços só serão retomados nas esferas estadual, municipal e federal, apenas na tarde de quarta-feira.