Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Foi chocante', diz moradora que viu momento do acidente de avião em Vinhedo (SP)

A tragédia com a aeronave da Voepass aconteceu em um condomínio residencial na cidade

9 ago 2024 - 16h23
(atualizado às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem dos destroços do avião que caiu em Vinhedo (SP).
Imagem dos destroços do avião que caiu em Vinhedo (SP).
Foto: Reprodução/X

A queda de um avião da Voepass que levava 62 pessoas assustou os moradores de Vinhedo, no interior de São Paulo. A tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 9, em uma região residencial da cidade, e várias testemunhas estão dando seus relatos. Uma delas, identificada como Silvia, relembrou os momentos de apreensão ao ouvir o barulho da queda e contou como reagiu minutos depois.

Em entrevista à BandNews FM, a moradora afirmou que já estava acostumada a escutar o barulho de aeronaves na região, por ser uma rota aérea conhecida. No entanto, o som ouvido no início da tarde desta sexta foi diferente. 

Novas imagens detalham queda de avião com 61 pessoas a bordo em Vinhedo; não há sobreviventes:

"Foi um barulho muito alto. Não sei se foi turbina ou altitude que diminuiu. Nós vimos cair de ponta e foi desespero total. Em seguida, uma grande nuvem de fumaça se estabeleceu. Todo mundo começou a correr para ver, mas não dava tempo", detalhou.

A reação de Silvia foi tentar se afastar do local do acidente o mais rápido possível: "Quando vi, a aeronave estava completamente desestabilizada. Estava sem rumo. Chamei a minha amiga para correr. Foi chocante, estou emocionada", disse.

A moradora de Vinhedo ainda contou que garoava em Vinhedo no momento da queda. "Está chovendo. Não aquela chuva forte, mas está garoando. Tempo está fechado. Como onde ficamos é alto, só conseguimos ouvir o barulho dos bombeiros passando", explicou.

Aeronave tinha 62 pessoas a bordo e ia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP)
Aeronave tinha 62 pessoas a bordo e ia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP)
Foto: Reprodução/X

Agora, Silvia tenta se recuperar do susto. “Ainda estou me tranquilizando. Foi muito forte, começou um barulho muito alto. De início, nós corremos. Minha amiga de trabalho comentou sobre o barulho”, relembrou o momento da queda.

O que aconteceu

Um avião com 62 pessoas a bordo caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira, informou o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ao Terra, a Prefeitura de Vinhedo confirmou que não há registro de sobreviventes.

"Informamos que não há sobreviventes, e os corpos estão sendo levados para o IML de Campinas. Lamentamos profundamente o ocorrido e ficamos à disposição para quaisquer informações que possamos ajudar", diz a nota. 

A aeronave caiu dentro do condomínio residencial Recanto Florido. Em entrevista à TV Globo, o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, disse que a queda foi próxima de uma residência, mas nenhuma pessoa em solo teve ferimentos.

Após o acidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) emitiu uma nota e informou que a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283.

Foto: Reprodução

Já a Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave, informou, por meio de nota, que o avião, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo 2283 tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Conforme a Agência Nacional de Avião Civil (Anac), esse modelo de avião comporta até 68 passageiros.

"A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo", informou a companhia aérea.

Segundo os bombeiros, sete equipes foram deslocadas por volta das 13h25 para um chamado na Rua João Edueta, próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar também estão no local.

"Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência", disse.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade